53. Como as clarissas vivem?

terça-feira, dezembro 5, 2006

Na entrega a Deus e à Igreja (dia da Profissão Perpétua)

Em adoração de dia e de noite diante do Santíssimo Sacramento

No recreio fraterno, em pobreza e alegria

Na recitação do Ofício Divino (Liturgia das Horas)

Na meditação diária da Palavra de Deus

Freqüentemente alguns perguntam, ou por simples curiosidade, às vezes num tom de desafio, e muitos por sincero interesse: -“O que fazem as clarissas?” Elas respondem humildemente: -“Somos contemplativas”.

Sua missão na Igreja é ser orante. Grande parte do dia e algumas horas da noite elas estão como sentinelas vigilantes, na contemplação silenciosa de Deus, na adoração amorosa a Jesus Sacramentado exposto em suas Capelas, no canto coral do Ofício Divino e na Celebração Eucarística diária; sempre em súplica intercessora junto de Deus.

Elas rezam pelas intenções da Igreja, do mundo, de seus benfeitores e de todos os que aos Mosteiros recorrem em busca de alívio espiritual e de preces.

Há sempre uma Irmã disponível para atender, ouvir e dar a certeza de que todos os problemas, anseios e dores serão levados a Deus em forma de prece.

Além da vida de oração, existe a vida de trabalho, preferencialmente manual, de modo a deixar a mente e o coração livres para mais facilmente estar na presença do Senhor.

As Clarissas confeccionam paramentos sacros, túnicas e estolas litúrgicas e demais alfaias para o culto divino. Há também o trabalho junto à natureza, na horta e no jardim, identificando-as com tantas pessoas que colaboram com Deus no sustento próprio e dos outros.

Elas trabalham igualmente fazendo cartões artesanais, pinturas de imagens, decorações de velas e confecção de hóstias para a Santa Missa.

São Francisco e Santa Clara sempre deixaram claro em suas Formas de Vida que o trabalho deve estar subordinado à oração e é uma graça divina.

(Peça orações às Irmãs Clarissas clicando no alto do nosso site em “Peça Orações”)

Share Button
Se gostou deste artigo, subscreva à nossa newsletter para receber por email, semanalmente, as novidades do nosso site:
O seu email:

 

comentário(s)

  1. leonardo braga da cruz disse:

    paz e bem, gostaria de saber se é possivel adquirir algum tipo de reliquia de santa Clara

  2. Leir Piassi disse:

    olá, gostaria de receber artigos religiosos no meu email.

  3. maryanne disse:

    Nooossssaaaa!!! Como são lindas! Realmente, ser adoradora não é para qualquer um, pois creio que é uma “grande” vocação. Obrigada por dizerem “Sim” ao chamado do Senhor…obrigada por interceder por nós! Jesus Sacramentado, Nosso Deus Amado!!!!! Deus as abençõe… Grande abraço. Paz e Bem.

  4. maria caetana disse:

    muito lindo tudo isso é maravilhoso saber que existem pessoas iluminadas por Deus e desde já agradeço por saber que estarei nas suas orações diarias fiquem com Deus e nossa senhora …….Que DEUS VOS ABENÇOE. PAZ E BEM…

  5. FRANCISCO TOMÁZ DE AQUINO disse:

    Tenho certeza que se todas as pessoas tivessem, acesso a estes artigos e fizessem uma leitura profunda, e meditassem um pouco os habitantes desta terra seriam mais humanos, mais fraternos, respeitavam o seu semelhante não existia guerra, não existia fome, não existia miséria e sim um verdadeiro paraiso entre os povos.

  6. FRANCISCO TOMÁZ DE AQUINO disse:

    Que DEUS continui iluminando a voce e sua equipe Kátia Lima, para que seus artigos seus leitores encontrem sabedoria e a verdade

  7. cantodapaz disse:

    ***** Muito obrigada a todos por suas palavras e ajude-nos a divulgar o site. Abraços. *****

  8. Reverenda Irmãs Clarissas, Bom dia. Ouvi falar de irmãs Clarissas mas não a conhecia muito bem. Mas ao acompanhar as mensagens de Canto da Paz e principalmente este artigo “Como as Clarissas Vivem?” me faz conhecer e admirar sobre a Vossa santa obra. Agradeco muito ao Senhor de chamar-vos para servir e amar a Ele no caminho que Ele proprio Vos escolheu. Amem. Aleluia,Aleluia,Aleluia. Joao Freitas de Timor-Leste.

  9. joao freitas disse:

    Oa ler os artigos e contemplar as imagens reveladas neste site me leva a conhecer mais de perto as grandissimas obras das irmas clarissas por amor a Deus e Seu filho Jesus Crsito.

  10. Edvaldina santos disse:

    Maravilhoso. Deus vos abençoe.

  11. Therezinha Barros da Silva disse:

    Não só este Artigo, ms todos os que tenho lido, copio e coloco para reflexão em nossa Família (que é constituída pelas pessoas de nossa Casa e as pessoas da nossa Rua, na nossa Quadra, que aqui se reúnem para reflexão bíblica. Os resultados são muito positivos, pois dialogamos, trocamos experiências e há um enriquecimento do amor cristão e da fé. Que Deus continue abençoando e iluminando a todos vocês que nos ajudam a crescer no amor e na inclusão.
    Therezinha

  12. myriam de carvalho e albuquerque disse:

    Gostei muito, a vida monastica toca profundamente meu coração

  13. vanda disse:

    É BOM, EU GOSTO .PoRQUE É UM CAMINHO QUE QUERO PRA MIM E PRA TODOS ENTÃO EU ABRO LEIO , E FICO A IMAGINAR JESUS NOS QUER POR INTEIRO EM TUDO SEM VACILAR EM PARTE NENHUMA EM NOSSO CORAÇAO, ESSES DIAS OUVI ESTA PALAVRA, O VALE É A INTENÇAO, SE A GANTE NÃO FEZ MAS TEVE O PENSAMENTO, CRIOU UM PROBLEMA COMA FÉ E A INTREGA A ELE. AMEM
    FELIZ NATAL A TODOS

  14. rui gandra disse:

    ola amigos,, é sempre com grande prazer que leio os artigos de nosso pai Francisco,e de nossa irmã clara,, eles nos ensinam com seus exemplos de como amar a jesus sem limites,,,
    gostava de perguntar como faço para pertencer á ordem terceira franciscana,,ou a ordem dos frades menores,,,,
    uma santa pascoa,,paz e bem

  15. anna silvia disse:

    Bom Dia! queridas Irmãs Clarissas!
    Agradeço ao bom Deus ter chamado Vocês para uma Missão tão sublime!
    Estou à procura de uma Irmã que, como leiga e ainda menina,estivemos no mesmo aspirantado em Livramento, no Rio Grande do Sul,e chamava-se Adi Odila Thomé. Gostaria muito de saber se alguma Irmã a conhece e por favor colocar-me em contato com ela. MUITO AGRADECIDA e ABRAÇOS para TOAS AS IRMÃS.
    Anna Silvia

  16. Franklin disse:

    Muito obrigado por vocês existirem.
    Paz e Bem.

Deixe uma resposta