O Bom Pastor

sábado, abril 12, 2008
The YouTube ID of Ge0Y4p5lP1s&feature=related is invalid.

Neste 4º Domingo da Páscoa comemoramos o Domingo do Bom Pastor e também o dia dedicado às vocações sacerdotais e religiosas, quando lemos o Evangelho que conta a parábola do Bom Pastor. Jesus usava a linguagem simples do povo para ensinar a sua mensagem. Todos sabiam que os rebanhos ficavam guardados durante a noite em enormes cercados, para onde o pastor se dirigia de manhã bem cedo, a fim de pastorear suas ovelhas. Ao chegar, o pastor se identificava na porta do cercado para o homem que guardava o rebanho à noite. Dizia o seu nome e entrava no cercado. Ao entrar, chamava suas ovelhas pelo nome e somente aquelas que lhe pertenciam reconheciam sua voz e se levantavam. As outras, permaneciam quietas a espera do pastor às quais pertenciam. Depois que elas se levantavam, ele assobiava e elas o seguiam para as verdes pastagens, onde havia também água fresca.

É por isso que jesus vai dizer que o Bom Pastor entra pela porta, ao passo que os ladrões e salteadores entram no cercado pulando a cerca, com a intenção de fazer mal às ovelhas. Ele também dirá que é a verdadeira Porta, pela qual devemos entrar.

Esta bela imagem usada por Jesus retrata a nossa condição de ovelhas, de seguidores, e a Sua condição de Pastor e Guia. Por isso, assista a esta pequena animação gráfica onde a pequena ovelhinha, que somos todos nós, perdida no escuro e cansada, procura os Braços do Bom Pastor, Jesus, onde receberá aconchego o calor.

Após o vídeo, passemos à leitura do Santo Evangelho e de uma pequena reflexão (texto entre aspas) retirados do site www.miliciadaimaculada.org.br:

“Em verdade, em verdade, vos digo: “quem não entrar pela porta no redil das ovelhas, mas sobe por outro lugar, é ladrão e assaltante; o que entrar pela porta é o pastor das ovelhas. A este o porteiro abre: as ovelhas ouvem a sua voz e ele chama as suas ovelhas uma por uma e as conduz para fora. Tendo feito sair todas as que são suas, caminha à frente delas e as ovelhas o seguem, pois conhecem a sua voz. Elas não seguirão um estranho, mas fugirão dele, porque não conhecem a voz dos estranhos”. Jesus lhes apresentou essa parábola. Eles, porém, não entenderam o sentido do que dizia. Disse-lhes novamente Jesus: “Em verdade, em verdade, vos digo: Eu sou a porta das ovelhas. Todos os que vieram antes de mim são ladrões e assaltantes; mas as ovelhas não os ouviram. Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim, será salvo; entrará e sairá e encontrará pastagem. O ladrão vem só para roubar, matar e destruir. Eu vim para que tenham a vida e a tenham em abundância”. (Evangelho de Jo 10,1-10)

Nesse capítulo, Jesus se apresenta como o bom pastor. Aqui se desenvolve uma comparação. Jesus se identifica com a porta pela qual entram os verdadeiros pastores, enquanto que, no versículo 9, Ele é a porta pela qual se sai para encontrar pastagem, isto é, para ser salvo e para ter vida em abundância (v.10). Desse modo, aqueles que entram e aqueles que saem por essa porta representam duas categorias, ambas de valor positivo: a) o pastor das ovelhas (v.2), onde o singular deve ser entendido como singular coletivo, contraposto aos ladrões e assaltantes “que vieram antes de mim” (v.8); b) as ovelhas que não ouvem esses ladrões e assaltantes, mas que, saindo pela porta que é Jesus, encontraram a pastagem e a vida em abundância (vv.9-10).

Limitando-nos aos versículos 1-10, devemos prestar atenção nos pastores que entram pela porta, os quais são chamados para mostrar o verdadeiro lugar de entrada, exatamente a porta, para os bens da salvação e da vida, isto é, Jesus. Nessa rede de relações entre a porta, os pastores e as ovelhas, aquilo que fica bem claro é o discernimento que, como por instinto, as ovelhas exercem em relação àqueles que se lhes apresentam como pastores. De fato, eles, não somente são reconhecidos pelo porteiro (v.3), mas são seguidos pelas ovelhas, que lhes são dóceis, porque reconhecem a sua voz (v.4), mas não reconhecem a voz dos estranhos (v.5).

(do livro Homilias (Temas de pregação dos padres dominicanos)

PARA LER MAIS SOBRE O DOMINGO DO BOM PASTOR, CLIQUE AQUI

Share Button
Se gostou deste artigo, subscreva à nossa newsletter para receber por email, semanalmente, as novidades do nosso site:
O seu email:

 

comentário(s)

  1. Custódia Santos disse:

    Porque tinha preparado este tema para o meu grupo da catequese, porque o vivi intensamento na Eucarietia de domingo! O vídeo, certas explicações do pastoreio no tempo de Jesus, fizeram-me entrar mais intimamente com o que Ele nos quer dizer nesta parábola.«Eu Sou o único Pastor, e vim para que tenham vida e a tenham em abundãncia»

  2. Custódia Santos disse:

    Doce Jesus, Bom Pastor da humanidade por quem Destes a Vida. Tratas das ovelhas gordas e bem tratadas, buscas sem sessar, as que andam tresmalhadas! Hoje, o mundo cansado e desiludido com falsos pastores,volta os olhos em busca de Ti, mesmo muintos, não querendo admitir que existes, Te procuram sem sessar! Vem, Senhor Jesus!

  3. Aldino Daniel disse:

    Jesus é o bom pastor de todas as ovelhas é o senhor que encontra e ajuda a encontrar todas as ovelhas perdidas Ele é a luz do mundo que ilumina todos os corações e mostra o caminho certo que devemos seguir. JESUS é o maior e melhor ideal que devemos seguir que existe e que já existiu neste mundo. PAZ e BEM.

  4. MARIA CELIA BESBATTI disse:

    Jsus meu bom pastor em ti encontro luz para os meus dias,tua palavra me guia ,meu bom pastor não me deixa cair no abismo,mesmo na dor,mesmo naaflição quero ser fiel a ti como és conosco.Obrigado Jesus bom pastor,nem só de pão o homem vivera,mas sim da palafra de Deus a voz do bom pastor a nos guiar.
    Deus fica comogo,me guarde me guie amem.

  5. Maria Ormond de Menezes disse:

    Meu Pai, tenha piedade de todos nos.devemos seguir os Seus Passos. Doce Coração, vem Jesus,estar comigo, quero ter paz no meu coração, só terei com sua ajuda,meu Pai eu confio em vosso Bondoso e Fiel Coração.

  6. Maria Terezinha Gomes disse:

    Nessa nossa vida, se a gente não se agarrar no Bom Pastor, estaremos assinando nossa sentença de morte. Vamos seguir esse Deus-Pai, que nos enviou o Deus-Filho e o Filho nos enviou o Deus-Espírito Santo. Amém. Shalom.

  7. vania disse:

    Aqui mostra como Jesus está em toda a parte; só não sente quem não tem fé . Se todos O seguissem, a vida seria melhor. Adorei.

  8. Goretti Santana disse:

    Me encantei por este site. Oferece um espaço precioso para reflexão e oração, como também formação.

  9. ROBSON DE PAULA disse:

    Sou da comunidade sta.Margarida de cortona em A
    rapiraca Alagoas.Preciso me aprofundar na historia do bom pastor ajudem-me.

  10. Alice Soares disse:

    Senhor abençoi e ilumine nossas vidas, faça com que esta quaresma seja de grande penitência e entrega total. Pai, eu peço e espero por vossa Divina Graça, amém… Senhor, eu sou pecadora tende comapaxão de mim aumenta a minha fé.

  11. juliana disse:

    É muito bom, amei, tem muito a ver com Jesus

  12. ruy disse:

    SENHOR JESUS E BOM PASTOR, QUE NOS GUIA E PROTEGE , NESTA QUARESMA, QUE SE APROXIMA, NOS ABENÇOA, COM TUA MÃO , E PROTEGE TEU REBANHO, QUE ESPERA SER CHAMADO PELO NOME, PARA TE SEGUIR ,, COMO OVELHAS OBEDIENTES, A TODOS OS MEMBROS DESTE REBANHO, SAUDAÇOES, FRANCISCANAS, PAZ E BEM. DO PEREGRINO DO AMOR

  13. Alda Maria Soares disse:

    Pela priveira vez entrei neste site e amei. Na verdade eu querida algo sobre o Bom Pastor que pudesse usar na Liturgia, e encontrei inspiração. Gostaria de receber subsídios vocacionais, tais como textos, preces… porque trabalho na Pastoral Vocacional. Muito obrigada, e a Paz de Cristo esteja com voces.

  14. joao freitas disse:

    Jesus e mesmo o bom pastor. Ele é pastor e nós somos ovelhas. Ele conhece cada um de nós e segura-nos. Ele ama e dá a sua vida para nos salvar. O Seu amor é imenso.Ele é pastor mas ao mesmo tempo cordeiro porque sacrificou a saua propria vida para ganhar a nossa vida e levar novamenta a Deus nosso Pai. Este artigo e mui interessante porque explica o misterio do amor de Deus aos homens. Muito obrigado pelo vosso bom coracao e puro de Espirito amigos e amigas de Canto da Paz. Amem.

  15. mariade lourdes santos disse:

    Senhor Jesus sou fraca na fé mas sei que te amo acima e tudo trabalho na tua obra . Te peço aumentai a minha fé para que eu não vacili diante das aprovações. Eu acho muito bom sempre falar de Jesus é maravilho. Peço rezem por mim para que Jesus me ajude a levar em frente o meu trabalho de missionaria. Obriado . Fique com Deussssss………

  16. Florinda Maria de Almeida Palu disse:

    Fiquei encantada,pois é aprimeira vez que entro e quero entrar muitas vezes.JESUS o bom pastor é tudo que precisamos para viver uma vida de PAZ interior.Não há outro que possa nos oferecer esta PAZ que vem DELE pois ELE nos ama do jeito que somos pois deu sua vida na cruz por nós. Precisamos melhorar em todos os sentidos para sermos merecedores deste AMOR maior. Meu SENHOR, eu te amo e peço ao ESPÍRITO SANTO que me ilumine com SUA LUZ para segui-lo sem vacilar. Amém, Aleluia!

  17. Maria Adiléa Farias Lima disse:

    O artigo me ajudou a preparar a cemebração da reconciliação aqui na Secretaria de Educação de Aratuba.Parabéns pelo nível da informação.

  18. m,arlene nascimento disse:

    Amei este site,pois procurando imagens e mensagens biblicas eu encontrei,fico feliz ,pois sou ministra e vivo fazendo sempre mensagen para distribuir aos meus irmãos.Portanto eu quero dizer que vcs estão de parabens,obrigado por tantas informações preciosas.

  19. HALDIS disse:

    Your website is very interesting.

  20. Arlindo Freire disse:

    Coração da Criança
    No final da celebração eucaristica, entoamos com entusiasmo o popular cântico Sacro”Se as águas do mar da vida quiserem te afogar, segura na mão de Deus e vai…
    Eu sou um crente Cristão desde criança, tendo aperfeiçoado os meus conhecimentos Católicos, através da Bíblia e outros livros católicos.
    Este Site é realmente, muito importante,pela claresa sua da sua interpretação que está a ter uma aceitação muito grande. 20.08.11 Arlindo Freire.

  21. stefany disse:

    achei legal interesante

  22. cleonir alexandre azevedo disse:

    gosto muito desse site ,pois encontro tudo que quero no assunto religião e como sou cate
    quista muito me ajuda na preparação dos meus encontros para as minhas criancinhas. Deus abençoe voces!

Deixe uma resposta