Dia dos Namorados – Santo Antonio – curiosidades

sábado, maio 31, 2008

Por que Santo Antonio tem fama de casamenteiro?

Santo Antonio é o santo mais popular do Brasil. Conta a lenda que certo dia ele ajudou uma pobre moça a se casar. Ela não tinha dinheiro para apresentar como dote, a fim de que pudesse se casar. Então, Santo Antonio disse-lhe que tivesse fé e logo surgiram, milagrosamente, moedas de ouro e a moça realizou o seu sonho.

Este santo também é invocado para achar objetos perdidos.

Por que existe o "pão de Santo Antonio" ou o "pão dos pobres"?

 

Santo Antonio, que era frade franciscano ajudava sempre os pobres e todos os dias distribuia alimento aos que passavam fome. É por isso que em vários lugares existe o costume de seus devotos distribuirem alimentos e pães para ajudar os mais carentes. No dia da festa do santo acontece também a distribuição dos pãezinhos. Muitas pessoas os colocam dentro dos potes de farinha ou de algum outro alimento, presente na despensa, para que nunca falte a comida em suas casas.

No dia 31 de maio de 2008 começa a trezena (treze dias de orações) de Santo Antonio. Celebraremos o dia de Santo Antonio no dia 13 de junho. No final deste artigo ofereceremos algumas preces para que você possa utilizar.

O Dia dos Namorados, tratado em muitos países como Dia de São Valentim, é uma data comemorativa na qual se celebra o amor dos casais de namorados, quando é comum a troca de cartões com mensagens românticas e presentes com simbolismo de mesmo intuito, tais como as tradicionais caixas de bombons em formato de coração.

No Brasil, a data é comemorada no dia 12 de Junho, já em Portugal, a data é celebrada em seu dia mais tradicional: 14 de Fevereiro.

A história do Dia de São Valentim remonta um obscuro dia de jejum já tido em homenagem a São Valentim. A associação com o amor romântico chega depois do final da Idade Média, durante o qual o conceito de amor romântico foi formulado.

O dia é hoje muito associado com a troca mútua de recados de amor em forma de objetos simbólicos. Símbolos modernos incluem a silhueta de um coração e a figura de um cupido com asas. Iniciada no século XIX, a prática de recados manuscritos deu lugar à troca de cartões de felicitação.

Estima-se que aproximadamente um bilhão de cartões com mensagens românticas são mandados a cada ano, tornando esse dia um dos mais lucrativos do ano. Também se estima que as mulheres comprem aproximadamente 85% de todos os presentes no Brasil.

Durante o governo do imperador Caldeus II, este proibiu a realização de casamentos em seu reino, com o objetivo de formar um grande e poderoso exército. Caldeu acreditava que os jovens se não tivessem família, se alistariam com maior facilidade. No entanto, um bispo romano continuou a celebrar casamentos, mesmo com a proibição do imperador. Seu nome era Valentim e as cerimônias eram realizadas em segredo. A prática foi descoberta e Valentim foi preso e condenado à morte. Enquanto estava preso, muitos jovens jogavam flores e bilhetes dizendo que os jovens ainda acreditavam no amor. Valentim foi decapitado em 14 de Fevereiro de 270 d.C.

Data no Brasil

No Brasil, a data é comemorada no dia 12 de junho por ser véspera do 13 de junho, Dia de Santo Antônio, santo português com tradição de casamenteiro, provavelmente devido suas pregações a respeito da importância da união familiar.

A data foi criada pelo comércio paulista e depois assumida por todo o comércio brasileiro para reproduzir o mesmo efeito do Dia de São Valentim, equivalente nos países do hemisfério norte, para incentivar a troca de presentes entre os "apaixonados".

A seguir colocamos uma interessante contribuição do internauta Alex A. Borges, de Minas Gerais, Patos de Minas, Brasil, a respeito de Santo Antonio, que aparecerá entre aspas. Logo em seguida, você encontrará orações dirigidas ao santo.

"Quanto ao motivo pelo qual Santo Antônio é considerado patrono dos namorados ou santo casamenteiro, o que sei é que se deve ao seguinte caso: "Em Nápoles, havia uma moça muito bonita, cuja família não podia pagar o dote para ela se casar. Certa vez, a moça – ajoelhada aos pés da imagem de Santo Antônio – pediu com fé a ajuda do Santo que, milagrosamente, lhe entregou um bilhete e disse para entregá-lo a um determinado comerciante. No bilhete, ele pedia ao comerciante que desse a ela moedas de prata equivalentes ao peso do papel. O comerciante não se importou, achando que o peso daquela folhinha era insignificante. Mas, para sua surpresa, foram necessários 400 escudos da prata para que a balança atingisse o equilíbrio. Foi nesse momento que o comerciante se recordou que outrora havia prometido 400 escudos de prata ao Santo, e nunca havia cumprido a promessa. Santo Antônio, então, viera fazer a cobrança daquele modo maravilhoso. A jovem moça pôde, assim, casar-se de acordo com o costume da época e, a partir daí, Santo Antônio recebeu – entre outras atribuíções – a de "O Santo Casamenteiro"." Não tenho certeza, mas essa história parece encontrar-se na obra Vida e milagres de Santo Antônio do Padre Fernando Tomás de Brito, da Editora Artpress, comercializado pela Livraria Petrus, que é a livraria dessa editora, cujo site é facilmente encontrado pelo google. PAZ E BEM A TODOS!"

ORAÇÕES A SANTO ANTONIO

Benção de Santo Antonio

Eis aqui a Cruz do Senhor!
Fugi, partes contrárias,
venceu o leão da tribo de Judá
e a Raiz de Davi.
Aleluia, aleluia!
Cristo vence,
Cristo reina,
Cristo manda com império,
Cristo nos defende de todo o mal.
Cristo Rei veio em paz, o Verbo se encarnou e Deus se fez homem.

Rogai por nós, Santo Antônio.
Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

OREMOS: Ó Deus, nós vos suplicamos que a presença de Santo Antônio, vosso confessor e doutor, alegre a vossa Igreja para que, fortalecida sempre com os auxílios espirituais, mereça gozar as alegrias eternas. Por Jesus Cristo. Amém!

BÊNÇÃO DO PÃO DE SANTO ANTONIO

Senhor, Pai Santo, Deus eterno e todo-poderoso
abençoai + este pão, pela intercessão de Santo Antônio,
que por sua pregação e exemplo
distribuiu o pão da vossa Palavra aos vossos fiéis.
Este pão recorde aos que o comerem ou distribuírem com devoção,
o pão que vosso Filho multiplicou no deserto para a multidão faminta,
o Pão Eucarístico que nos dais todos os dias no mistério da Eucaristia;
e fazei que este pão nos lembre o compromisso
para com todos os nossos irmãos necessitados de alimento corporal e espiritual.
Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho,
pão vivo que desceu do céu, e dá vida e salvação ao mundo,
na unidade do Espírito Santo. Amém!

ORAÇÃO PARA QUE NÃO FALTE O PÃO

Santo Antônio, amigo dos pobres,
peço-te a graça de nunca faltar pão e alimento em nossa mesa.
Prometo-lhe, por minha vez, olhar sempre para os mais necessitados,
repartindo com eles o pão que nos mandares, através do trabalho honesto.
Ajuda-nos a buscar sempre o Pão vivo que desceu do céu, que é Jesus na Eucaristia. Amém.

Share Button
Se gostou deste artigo, subscreva à nossa newsletter para receber por email, semanalmente, as novidades do nosso site:
O seu email:

 

comentário(s)

  1. anna gaspar disse:

    sempre pego o pãozinho de santo antonio, para que nada falte, aos meus e aos outros também.

  2. anna gaspar disse:

    conheço, ou não, alguma coisa de franciscanos, por causa do meu bispo, Dom Fernando Fiquireido, que franciscano.

  3. Frei Petrônio Cardoso, ofm disse:

    Gostei muito, diferente nem podia ser, do Site, que nos apresenta uma espiritualidade muito franciscana. Peço de Deus as melhores bênçãos para que muito bem possa fazer a quantos entrem em contacto com esta página. Um abraço e espero receber boas novidades.

  4. Odair Silva Ramos disse:

    Estou contente em poder visitar este site franciscano que nos fortalece como seguidor de Sao Francisco de Assis. Ordem Franciscana Secular Valongo Santos – SP – Odair Silva Ramos – Secretario – OFS 2008 – Paz e Bem!

  5. MARIA APARECIDA SPINOLA DE ANDRADE disse:

    Parabéns pelo site!! Ainda não deu pra ver tudo, mas
    está muito bom! Cida.

  6. Alex A. Borges disse:

    Gostei muito deste artigo: primeiramente, porque, Santo Antônio é padroeiro de minha cidade e paroquia e também a catedral de mimha diocese é dedicada a ele e porque sou devoto dele e depois porque pensava que o 12 de junho é tido como dia dos namorados por ser este dia também dia de São Valentim e não sabia que relação existia entre São Valentim e o dia dos namorados.
    Quanto ao motivo pelo qual Santo Antônio é considerado patrono dos namorados ou santo casamenteiro, o que sei é que se deve ao seguinte caso:
    “Em Nápoles, havia uma moça muito bonita, cuja família não podia pagar o dote para ela se casar. Certa vez, a moça – ajoelhada aos pés da imagem de Santo Antônio – pediu com fé a ajuda do Santo que, milagrosamente, lhe entregou um bilhete e disse para entregá-lo a um determinado comerciante.
    No bilhete, ele pedia ao comerciante que desse a ela moedas de prata equivalentes ao peso do papel. O comerciante não se importou, achando que o peso daquela folhinha era insignificante.
    Mas, para sua surpresa, foram necessários 400 escudos da prata para que a balança atingisse o equilíbrio. Foi nesse momento que o comerciante se recordou que outrora havia prometido 400 escudos de prata ao Santo, e nunca havia cumprido a promessa. Santo Antônio, então, viera fazer a cobrança daquele modo maravilhoso.
    A jovem moça pôde, assim, casar-se de acordo com o costume da época e, a partir daí, Santo Antônio recebeu – entre outras atribuíções – a de ” O Santo Casamenteiro”.”
    Não tenho certeza, mas essa história parece encontrar-se na obra Vida e milagres de Santo Antônio do Pe. Fernando Tomás de Barro, cuja editora não sei.
    Espero que tenham gostado da história.
    Santo Antônio, rogai por nós!

  7. cantodapaz disse:

    **** Alex, Muito obrigada por sua contribuição. Conhecíamos um relato parecido com este.
    Em todo o caso, ele ficará no site como sua contribuição. Um abraço. ****

  8. Alex A. Borges disse:

    Gostaria de fazer outro comentário.
    Primeiro: Fiquei muito contente que a Katia e a equipe do site tenham gostado do meu anterior comentário e acrescentado ao artigo o caso que citei da vida de Santo Antônio. Segundo: Uma ressalva. Não sou de Portugual, país e nação querida, que juntamente com os índios, os negros e outros povos, contribuiu para formar a cultura brasileira, o Brasil. Sou do Brasil, Minas Gerais, Patos de Minas. E agora que os leitores do site sabem de onde sou, gostaria também de contar algumas coisas mais. Minha cidade surgiu em torno de uma capelinha dedicada a Santo Antônio, que, depois, deu lugar, a catedral da diocese, também dedicada a Santo Antônio. Em minha cidade também existe um convento de frades capuchinhos, da década de 1960 aproximadamente. PAZ E BEM a todos!

  9. Maria Olívia, O F S. disse:

    Estou indo para a Trezena de meu amigo de infância, Santo Antônio…Eu tinha dez anos de idade e fazia xixi na cama; pedi para Santo Antonio, conforme minha avó ensinou e imediatamente o problema acabou! Daí por diante ficamos muito amigos. Esse problema me fazia sofrer muito de vergonha…E foi instantâneo; pedido – resposta. Abraços.

  10. J C Almeida disse:

    PAZ DE DEUS PARA TODOS VOCÊS, MEUS IRMÃOS!
    Caros Irmãos: Meu nome é Julio Cesar, moro nos EUA há mais de 20 anos e visito este site
    pela primeira vez. Posso garantir que gostei muito do mesmo. Que o Nosso Senhor Jesus Cristo, com sua Santa Mãe, Nossa Senhora, abençoe
    grandemente o trabalho e a disciplina de todos vocês – colaboradores do site. E que todos os seus familiares também gozem do Amor de Deus em suas vidas. Amém! JC Almeida.

  11. Gizelle disse:

    Muito boa a informação a respeito do verdadeiro significado do dia dos namorados. É bom ver o ponto de vista católico, você entende que a falta de lógica é real e assustadora. Só vê quem Deus abrir os olhos, o resto fica sendo enganado.

  12. Antonio Neto - Craíbas/AL disse:

    Entrei no site para saber um pouco mais sobre a história deste santo tão popular e gostei muito. Santo Antonio, rogai por nós. Amém.

  13. isabelle disse:

    Eu achei esse artigo muito intessante sobre a vida do Santo Antônio (Santo Casamenteiro)

  14. lia disse:

    com certeza o pãozinho fica perfeito o ano todo….mas o que fazemos com o anterior??????????????????????obrigada ….Deus te abençõe

  15. Amanda disse:

    achei esse site bem interessante… pois apesar de tudo sou devota á Santo Antonio… meu padrinho.. quero mto trazer meu amor de volta pois perdi ele e agora nao sei como vou recupare-lo e apesar de tudo eu o amo mto e quero te-lo sempre aki pertinhu de mim….

  16. Andria disse:

    eu achei interessante saber da história do padroeiro

  17. denilson disse:

    Achei muito legal falar de um santo que foi pristegiado por todos os que creim em nosso senhor jessus cristo….

  18. Angela jornal acidade disse:

    Boa tarde;;;;;gosteimuito deste sat;;;gostaria que voces enviacealgum relize sobre festa junina;;escrusivo santo antonio edia dos namorados para que possocolocar em meus meios de comunicacao;sat http://www.acidadejornalerevista.com.br ejornal;revista;facoob

  19. bella disse:

    eu nunca tinha vido a linda historia dele

  20. adailton disse:

    Achei muito legal falar de um santo que foi pristegiado por todos os que creim em nosso senhor jessus cristo….

  21. Flávio Silveira disse:

    Muito interessante a história das moedas de prata do comerciante, um bonito trabalho do blog parabéns!

Deixe uma resposta