Evangelho: (Lc 9, 51-62) – Como estavam para se completar os dias em que seria arrebatado deste mundo, Jesus dirigiu-se resolutamente para Jerusalém e enviou mensageiros na frente. Eles foram e entraram num povoado de samaritanos para lhe preparar pousada. Mas os samaritanos não o quiseram receber, porque era evidente que ia a Jerusalém. Ao ver isso, Tiago e João disseram: “Senhor, queres que mandemos descer fogo do céu para acabar com eles?” Jesus, porém, voltou-se e os repreendeu… ... (continuação)
Este artigo foi escrito devido a um fato curioso que aconteceu comigo quando adolescente. Lembro-me que no final da Missa estava conversando com um sacerdote franciscano, de saudosa lembrança, juntamente com uma amiga. De repente ele fez menção de retirar a túnica e eu, imediatamente, puxei a minha amiga pelo braço para nos retirarmos da sacristia. Ele reparou e nos disse: -"Podem ficar! O padre não fica sem camisa debaixo da túnica!" Nunca mais me esqueci desta cena curiosa. ... (continuação)
Galhetas são duas jarrinhas de vidro que ficam sobre o altar. Numa vai a água e na outra o vinho ainda não consagrado.
A água usada na celebração deve ser pura e natural. Serve para purificar as mãos do Sacerdote após o ofertório, e dos Ministros antes e depois as distribuição da Eucaristia. No momento da purificação o sacerdote profere em voz baixa estas palavras: ”Lavai-me Senhor das minhas culpas e purificai-me dos meus pecados” ... (continuação)