Evangelho: (Mt 5, 1-12a) – Ao ver a multidão, Jesus subiu ao monte. Quando sentou-se, os discípulos se aproximaram dele. Tomou a palavra e começou a ensinar: “Felizes os que têm espírito de pobre, porque deles é o reino dos céus. Felizes os que choram, porque serão consolados. Felizes os mansos, porque possuirão a terra….
…Felizes os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados. Felizes os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia. Felizes os puros de coração, porque verão a Deus. Felizes os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus. Felizes os perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus. Felizes sereis quando vos insultarem e perseguirem e, por minha causa, disserem todo tipo de calúnia contra vós. Alegrai-vos e exultai, porque grande será a vossa recompensa nos céus. ... (continuação)
LEITURAS: I Leitura: Is 8, 23 – 9,3 / Sl: 26(27) / II Leitura: 1Cor 1, 10-13.17
Evangelho: Mt 4, 12-23
A LUZ COMEÇA A BRILHAR
Jesus inicia sua preparação da Galiléia com um convite à conversão. Suas palavras, desde o início, se referem ao Reino de Deus, que será o grande tema de sua pregação. O Evangelista associa esse início do anúncio do Evangelho com a passagem do Profeta Isaías que fala da passagem das trevas à luz. O significado da luz em oposição às trevas não carece de maior explicação. Jesus pede de nós uma atitude consciente de mudança de vida, de passagem das trevas do pecado para a luz da graça divina. Deus convida, não impõe. Cabe a nós acolher o convite, como fizeram os primeiros discípulos. ... (continuação)
Neste artigo, Frei Emerson nos apresenta uma reflexão sobre como Franco Zefirelli apresenta a figura de São Francisco de Assis em seu filme "Irmão Sol, Irmã Lua".
Frei Emerson Aparecido Rodrigues é frade menor capuchinho da Provincia de São Paulo, Brasil. No momento vive em Roma, onde trabalha no Collegio Internacional São Lourenço da Brindisi e cursa especialização em Teologia Espiritual e Franciscanismo.