Ano Paulino: a partir de 28 de junho de 2008

domingo, janeiro 27, 2008

 

O Ano Paulino servirá para comemorarmos 2000 anos do nascimento de São Paulo

 

No dia 28 de junho de 2008 terá início o Ano Paulino. Foi o que anunciou ontem, 21, o arcipreste da basílica romana de São Paulo Extramuros, cardeal Andréa Cordero Lanza di Montezemolo, juntamente com o prior da abadia da basílica, dom Johannes Paul Abrahamowicz e o delegado para a administração, Píer Carlo Visconti. O Ano Paulino, que prosseguirá até o dia 29 de junho de 2009, foi convocado pelo papa Bento XVI no dia 28 de junho do ano passado, durante a celebração das vésperas de São Pedro e São Paulo, com o objetivo de comemorar o segundo milênio do nascimento do Apóstolo dos Gentios.

Segundo o cardeal Montezemolo, na convocação, o papa assinalou a dimensão ecumênica do evento, já que São Paulo, “particularmente empenhado em levar a Boa Nova a todos os povos, se dedicou completamente em favor da unidade e da concórdia de todos os cristãos”.

“O Ano Paulino brindará a ocasião para redescobrir a figura do apóstolo, reler suas numerosas cartas dirigidas às primeiras comunidades cristãs, reviver os primeiros tempos da Igreja, aprofundar em seus ricos ensinamentos aos gentios, meditando em sua vigorosa espiritualidade de fé, esperança e caridade, peregrinar pelos numerosos lugares que visitou, fundando as primeiras comunidades eclesiais, revitalizar a fé e o papel da Igreja de hoje à luz de seus ensinamentos, rezar e trabalhar pela unidade de todos os cristãos em uma Igreja unida”, acrescentou o cardeal.

Entre as atividades previstas estão os programas pastoral, que compreende celebrações litúrgicas cotidianas ordinárias e extraordinárias, encontros de oração e sacramento da penitência; religioso cultural, com catequeses sobre São Paulo, conferências, congressos e concertos; de peregrinações pela basílica e em outros lugares paulinos em Roma e fora da cidade; cultural e artístico, com exposições, conferências, publicações e selos paulinos, cunhagem de uma medalha do bimilênio, emissão por parte do Governo do Estado da Cidade do Vaticano de um selo e de uma moeda de dois euros; editorial, com publicação em diversos idiomas de uma guia de São Paulo Extramuros, nova edição dos Feitos dos Apóstolos e das Epístolas de São Paulo, ativação do site www.annopaolino.org

O cardeal informou ainda que a capela destinada ao batistério, na basílica e claustro de São Paulo Extramuros, se transformará na Capela Ecumênica, mantendo “a característica do batistério com pia batismal, porém destinada a oferecer aos irmãos cristãos que  solicitarem, um lugar especial de oração, tanto para rezar em grupo como para orar unidos aos católicos, sem celebração de sacramentos”.

(fonte: www.cnbb.org.br)

CLIQUE AQUI PARA LER MAIS SOBRE SÃO PAULO

Share Button
Se gostou deste artigo, subscreva à nossa newsletter para receber por email, semanalmente, as novidades do nosso site:
O seu email:

 

comentário(s)

  1. Dennys Reys disse:

    REFLETIR SÃO PAULO É VOLTAR A ESSÊNCIA DA IGREJA… QUE ANO SERÁ ESTE… MARAVILHOSO!!!!!!!!!!!!! EU TAMBÉM TENHO UM BLOG E GOSTARA MUITO DA RECEBER SUA VISITA… LHE ESPERO…. SE PASSAR DEIXE UM COMENTARIO… A PAZ DE JESUS.

  2. Hino do Ano Paulino

    There is now a portuguese version: http://www.abbaziasanpaolo.net/inno.htm

    Greetings from Rome

    P. Johannes Paul Abrahamowicz, O.S.B.
    Abbazia San Paolo fuori le Mura
    Via Ostiense 186
    I-00146 Roma
    Italia
    Tel.: +39 06 54237632
    Mobiltel.: +39 335 6524427
    http://www.abbaziasanpaolo.net/

  3. Rute Aparecida Pereira Massoni disse:

    O site é maravilhoso, pois enquanto catequista que sou, e interessada no estudo dos textos, é maravilhoso. Parabéns a quem organizou. Gostaria de aproveitar e pedir que me enviasse, traduzido em portugués o Hino, com a cifra se possível… Desde já agradeço e Deus lhe abençõe hoje e sempre.

  4. Violante Alves da Silva Cunha disse:

    Estou apaixonada com São Paulo e seus escritos, também a beleza da motivação de muitos paroquianos em comemorar este ano Paulino. Site muito bom. parabens.

  5. José Maria Medeiros do nascimento disse:

    Muito Bom este site.

  6. Aldino Daniel disse:

    O ano paulino é uma grande oferta nao só para o povo católico mas mas em especial as irmãs paulinas…como tambem para a associaçao Facho Ardente Paulista que reside em Angola. Muito obrigado. Paz e Bem.

  7. Saulo de Tarso disse:

    Que este “Ano Paulino” seja como que um reavivamento em toda a Igreja e no coração de cada cristão, daquele ardor missionário do Apóstolo das Nações. Que aprendamos de São Paulo apóstolo a viver em nossa carne o Evangelho de Cristo e assumir a sua proposta de tal maneira que possamos como Paulo chegar a afirmar:”Vivo, mas não eu, é Cristo que vive em mim”. Que hoje e de forma especial a partir deste ano Paulino, saibamos evangelizar através de todos meios de comunicação como fez são Paulo em sua época. Para assim aprendermos a repetir como Paulo: “Ai de mim se não pregar o Evangelho”.Sou seminarista e tenho uma grande admiração por S. Paulo(não só por causa de meu nome ser o mesmo dele -só que antes da conversão-) e espero que com a graça de Deus em meu futuro ministério possa ter ao menos um pouco de seu carisma. São Paulo apóstolo, rogai por nós.

  8. Solange disse:

    O Ano Paulino, é um ano de graças para toda a Igreja, pois necessitamos conhecer melhor este grande Apóstolo do Evangelho que foi e continua a ser São Paulo.

    De modo especial, como Família Paulina, e como Noviça da congregação Das Filhas de São Paulo, me alegro duplamente, pois temos a oportunidade de tornar o nosso Pai e Protetor conhecido e imitado, pois ele mesmo dizia: “sede meus imitadores assim como eu sou de Cristo.” Imitar São Paulo é Viver e comunicar o próprio Cristo, que para nós é o Caminho, a Verdade e a Vida!!!

    Que este Ano nos cumule de bençaos e nos ensine a amar Cristo como Paulo o amou e anunciou!!!

  9. Paróquia São Paulo Apóstolo disse:

    A nossa paróquia celebrando a Festa de São Paulo Apóstolo 2008 tem como tema: Aprendendo com São Paulo a ser discipulo missionário. Toda a reflexão deste ano está voltada para a abertura do Ano Paulino. A Infância missionaria preparou uma apresentação sobre a vida de São Paulo e será apresentado na praça da Matriz para toda a comunidade….dando assim abertura na nossa paróquia do Ano Paulino… Está programado para os grupos e movimentos o estudo das cartas de São paulo durante o Ano Paulino. O Conselho Paroquial composto por representantes dos grupos e movimentos, pastorais aproveitará do evento para divulgar a Biblia, a Palavra de Deus e preparando par 2009 uma grande semana Missionaria destacando as viagens missionárias de Paulo.
    É esta a programação da nossa paróquia durante o ano paulino. Com certeza será um ano de graças abundantes para a nossa paroquia que se alegra por ter como padroeiro este grande missionario e uma das colunas fundamentais da Igreja. Nos sentimos membros da Familia Paulina…e por isso nos unimos a todos irmãos e irmãos para vivermos intensamente este ano que atrairá muitos fiéis e pagãos para conhecer o Evangelho de Jesus Crsito. Padre Joaquim ATAIDE de Araujo Adm. Paroquial.

  10. Lêda disse:

    Ao visitar o site tive a vontade de manifestar a alegria de tê-lo conhecido. Espero que seja sempre assim, atual. Vai ser muito bom neste ano Paulino te-lo como fonte de informação.
    Obrigada e sucesso.

  11. Talita mendes disse:

    Que bom, fico feliz em ver nossa igreja se assumindo mais nossa missão de discipulos missionarios de Jesus Cristo, assim como foi Nosso amigo são Paulo. Muito bom este Site. Talita SCVE

  12. rita de cassia noronha disse:

    GOSTEI MUITO DO SITE . INTEIRAMENTE VOLTADO A ESPIRITUALIDADE . QUERO VOLTAR NELE MUITAS VEZES . SÓ O ENCONTREI HOJE .TENHO MUITO A APROFUNDAR SOBRE S PAULO E VIDA FRANCISCANA . PARABENS

  13. Flávio Ribeiro- THE-PI disse:

    Vultos iguais a São Paulo não se encontram com freqUencia na história! E acredito de todo meu coração que assim como Jesus Cristo se utilizou de São Paulo para defender e alavancar nossa tão amada Igreja, através da força missionária advinda do Espírito Santo de Deus, o mesmo Jesus quer que cada um de nós tomemos posse desta graça que sempre estará a nossa disposição que é a força do mesmo Espírito Santo recebido por Maria nossa mãe e por todos os apóstolos reunidos em cenáculo. Tomemos posse do Espírito Santo de Deus para que assim como São Paulo, sejamos, nós também, servos prisioneiros do amos de Jesus Cristo. E este site é uma benção de Deus.

  14. tania disse:

    estamos no ano paulino aproveitem para sentirem o mesmo amor que Paulo sentiu por Cristo que é o seu tudo e o resto, lixo.

  15. Wellyngton de Lima Regis disse:

    Gostei muito de site, parabéns.

  16. elenice macahdo de souza disse:

    participo da igreja são paulo – amapá-municipio de santana,,,,,preciso de exemplos para a celebração do ano paulino

  17. eduardo disse:

    O Ano Paulino, é um ano de graças para toda a Igreja, pois necessitamos conhecer melhor este grande Apóstolo do Evangelho que foi e continua a ser São Paulo. De modo especial, como Família Paulina, e como Noviça da congregação Das Filhas de São Paulo, me alegro duplamente, pois temos a oportunidade de tornar o nosso Pai e Protetor conhecido e imitado, pois ele mesmo dizia: “sede meus imitadores assim como eu sou de Cristo.” Imitar São Paulo é Viver e comunicar o próprio Cristo, que para nós é o Caminho, a Verdade e a Vida!!! Que este Ano nos cumule de bençãos e nos ensine a amar Cristo como Paulo o amou e anunciou!!!

  18. Denys Mariano disse:

    A beleza de termos o ano paulino consite em saber que Paulo experimentou o que nós experienciamos também hoje, ou seja, ele não conheceu o Cristo, mas ouviu falar dEle, experimentou na vida o Ser de Cristo. Esse também é nosso desafio, na condição de pessoas humanas, sentir-se amado por Jesus e fazer igual a Paulo, afinal “…pois quando sou fraco é então que sou forte…”

  19. Rogerio disse:

    o site esta d+. um verdadeiro kerigma.

  20. Beatriz disse:

    Defesa de Paulo: Paulo diz-nos, em algumas das suas leituras,que o cristão é um homem de esperança, uma esperança depositada em Jesus Cristo; porque é muito mais fácil a vida quando Jesus Cristotem nela o seu lugar. Paulo pediu à multidão silêncio, deu a conhecer a todos que era Judeu a sua naturalidade, era de Tarso da Cilícia, tinha sido criado em Jerusalém, tinha sido aluno de Jmaliel: o que se compreênde, que os antepassados, também tiveram muitas dificuldades, no meio de tudo o que tem muito valor, só pode ser o testemunho da própria fé mas se não existir amor, não podemos viver da fé. Foi tudo isto que aconteceu a Paulo

  21. Jorgelina disse:

    Paulo é levado ao Tribunal: Paulo diz-nos, que o comandante queria saber ao certo,de que acusavam Paulo: Penso que aqui eles desconfiavam de Paulo, por aquilo que ele tinha sido na sua caminhada de vida contra os cristãos. Paulo passou da violência, e perseguidor, a um grande apóstolo de Jesus Cristo e por Ele sofreu e morreu, Hoje continua o seu grande exemplo. Temos que testemunhar a nossa fé pelo evangelho. Somos chamados a ser fermento e a Igreija é chamada a ser luz,do mundo. Paulo ainda hoje continua o seu testemunho,da sua vida, a cada um de nós, por tudo aquilo que lhe aconteceu na vida.

  22. Carolina disse:

    Planos para matar Paulo: Neste estudo fala-no,que os Judeus, fizeram um juramento, para matar Paulo: Aqui faz pensar, que Deus serviu-se de alguem, para dar a conhecer ao chefe o que estava para acontecer a Paulo: Deus é muito maior do que os homens, serve-se das pessoas, sempre para o melhor de cada um, porque ele é só amor, de paz,de Justiça cheia de misericórdia, para com todos: nós é que somos muito, fracos,e pequenos ás vezes até no nosso testemunho, para com Deus, e para com as outras pessoas, mas temos que pensar que Deus é só amor, foi o que salvou Paulo para continuar a dar aos outros testemunho da sua fé.

  23. MARIO MAGLIARI NETO disse:

    O Ano Paulino, é um ano de graças para toda a Igreja, pois necessitamos conhecer melhor este grande Apóstolo do Evangelho que foi e continua a ser São Paulo.Paulo passou da violência, e perseguidor, a um grande apóstolo de Jesus Cristo e por Ele sofreu e morreu, Hoje continua o seu grande exemplo. Esse também é nosso desafio, na condição de pessoas humanas, sentir-se amado por Jesus e fazer igual a Paulo, afinal “…pois quando sou fraco é então que sou forte…”

  24. augusto josé disse:

    Desde o primeiro momento em que o Papa designou este ano 2008-2009 como ano Paulino que me tenho apaixonar por tudo o que lhe diz respeito, porque como colaborador da paróquia em encontros e na preparação da eucaristia e na catequesa aquela entrega total da vida a testemunhar Cristo quando antes a combatia, leva-me a pensar que também nós desde que deixemos entrar no nosso coração a Palavra de Deus e o exemplo de Jesus quando da sua passagem pela terra e todos os exemplos que ainda hoje Ele proporciona nos irmãos que lhe abrem o coração e porque não também dizer em nós em pequenos pormenores que às vezes nos passam despercebidos mas que reflectindo nos mostra a presença de Deus naqueles momentos. É necessário que aproveitemos o tempo que nos resta para estar ao serviço d’Ele como baptizados que somos e que temos responsabilidade pelo outro que está ao nosso lado e que por vezes não acredita é necessário que o tentemos motivar para a fé porque se não fizermos também seremos chamados por o não ter feito.E não tenhamos medo do que os outros possam dizer porque Paulo passsou por isso devido ao seu passado mas arrostou com todas essas consequências mas desde que foi tocado pelo Espírito de Deus nada temeu que o levou a dizer:«É que para mim, viver é Cristo e morrer um lucro.Se entretanto eu viver corporalmente, isso permitirá que dê fruto a obra que realizo» (Fl 1, 21-22)
    Que também possamos ser tocados pelo Dom de Deus e estar de tal modo empenhados que os outros percebam através das palavras e da nossa vida que Cristo vive em nós. Que assim seja e que o Espírito Santo nos encha o coração e nos dê a força e coragem para sermos seus verdadeiros seguidores.

  25. Cheila Lima disse:

    O ano Paulino é muito importante para as pessoas se concientizar que São Paulo foi um grande homem.E o ano paulino é um ano de muitas graças para a igreja e para o mundo. por isso este site é muito importante!!!!!!!!!!!!!!!

  26. Sílvio Ribas disse:

    OLá, parabéns pelo site. está muito bom.
    Para aqueles que ouviram as recomendações do Santo Padre e estão vivendo intenssamente este Ano Paulino, tenho uma sugestão. O Site paulinos.org.br está fazendo uma promoção, é só escrever uma frase sobre São Paulo para concorrer a um quite de material sobre o Apóstolo dos gentios.
    abração a todos e que este ano seja um ano de experimentar, a exemplo de Paulo, a graça de Deus que nos foi dada por Jesus Cristo.

  27. mariade lourdes santos disse:

    falar de São Paulo é o mesmo que falar de conversão.

  28. evelin disse:

    ta muito bom super claro o que eu procuro

  29. Adalberto Batista da Silva disse:

    Queridos Irmãos em São Francisco e Santa Clara.
    “Paz e Bem”!
    Achei Muitíssimo bom esta artigo,bem como
    outros que ja tive a oportunidade de apre-
    ciar neste Site.
    Parabens.
    Francisclarianamente,
    Adalberto Batista da Silva

Deixe uma resposta