Santa Clara lavando os pés enlameados das servas que saíam do mosteiro, enxugando-os e beijando-os, de acordo com o exemplo de nosso Salvador, e às que trabalhavam dentro com obséquios mais laboriosamente, como se fosse uma serva que se paga, com toda prontidão expondo seu tenro corpozinho, às sãs, às enfermas e às débeis como se fossem suas senhoras, apresentava com todo esforço um serviço pronto e alegre, quando havia oportunidade.
Dessa forma a humilde discípula de Francisco, já feita mestra das virgens, como aprendera do santíssimo pai, parecia preferir não tanto o estar à frente quando o submeter-se, e não tanto impor às outras quanto carregar o jugo da santa obediência, como raiz de toda perfeição a humildade espontânea e em si mesma pela freqüência do exercício regava e cultivava para ajudar a plantá-la no coração das filhas pela eficácia do bom exemplo.
A pobreza evangélica, cuja herança o bem-aventurado pai deixara para os filhos em uma abundância incessante, ela, como filha legítima, não quis ficar sem a sua parte. Por isso, no início de sua conversão, a paterna herança, que a ela tinha chegado, fez ser desviada, e sem reservar nada do preço para si mesma, distribuiu tudo aos pobres.
(Legenda Menor 1, cap.2, n.3-5 – fonte: www.procasp.org.br – tradutor: Fr. José Carlos Correa Pedroso, ofmcap)
Queridas irmãs,que site mais lindo!Adorei e visitarei sempre!Um grande abraço pra todas vocês!
gosto muito de pesquisar aqui,pois acho muitas materias para minhas aulas de catequese.
Gostaria de dizer que gostei muito do site ele me fez muito bem DEUS abençoe e guarde vcs a paz de Cristo!
Irmãs queridas,lindo! esse site,que bom termos pais e mães espirituais que tragam a vida dos santos,é linda a vida de santa Clara.eu quero continuar tendo a confiança no SANTÍSSIMO SACRAMENTO.Shalom.
Estou fazendo pesquisa sobre a virtude “humildade” para fazer uma palestra. Este texto muito me ajudou. Obrigada queridas irmãs!
Esse texto amadas irmãs me consolou pois hoje estive triste pois tenho Doutorado e por circunstãncias alheias a minha vontade tenho tido de cuidar da casa, de minha mãe, da minha filha pois não tenho tido oportunidade de trabalhar na minha área. Só com muito sacrifício e humildade tenho conseguido viver. Carinho.
Agradeço por ter encontrado este site pois tem me ajudado muito nas minhas pesquisas franciscanas.Com carinho amizade