CONTINUAÇÃO
A Igreja ensina que há uma transformação da substância, mas não dos acidentes da matéria, ou seja, os acidentes são o odor, o sabor, a textura, a forma e a cor do pão e do vinho, que permanecem, mas já não são mais pão e vinho e sim Corpo e Sangue (na Missa o sacerdote age IN PERSONA CHRISTI, ou seja, na pessoa do Cristo; em Seu lugar).
Quando em sua última ceia Jesus disse: "isto é meu corpo", o que ele tinha em suas mãos possuia todas as aparências do pão. Entretanto, a Igreja ensina que a realidade subjacente foi mudada de acordo com o que Jesus disse, e que a substância do pão foi convertida na substância de seu Corpo, ou seja, era realmente seu Corpo, mesmo que todas as aparências que são abertas aos sentidos ou à investigação científica sejam ainda aquelas do pão, exatamente como antes.
A mesma mudança da substância do pão e do vinho ocorre em cada celebração da Eucaristia. O pão é mudado no Corpo de Jesus; mas dado que Jesus, ressuscitado dos mortos, está vivendo, não somente seu Corpo está presente, mas Jesus está presente em Sua totalidade na Hóstia Consagrada: Corpo e Sangue, Alma e Divindade. O mesmo é verdadeiro para o seu Sangue; estão presentes seu Corpo e Sangue, Alma e Divindade.
Por meio da Transubstanciação Cristo está realmente, verdadeiramente e substancialmente presente sob as aparências remanescentes do pão e do vinho. A transformação permanece pelo tempo em que as aparências remanescerem. Por esta razão os elementos consagrados são preservados e guardados geralmente em um tabernáculo, para que a Sagrada Comunhão possa ser dada nas Santas Missas e também aos doentes ou a quem está morrendo. De igual forma é também dada aos fiéis a oportunidade de adorarem a Santa Hóstia, mediante a sua colocação em um ostensório para que todos possam vê-la, amá-la e adorá-la, como sendo o verdadeiro Jesus Cristo em Corpo e Sangue, Alma e Divindade.
(…)
A Eucaristia é um mistério de fé; dizia S. Cirilo de Jerusalém: "Não hás de ver o pão e o vinho simplesmente como elementos naturais, porque o Senhor disse expressamente que são o seu Corpo e o seu Sangue: a fé t’o assegura, ainda que os sentidos possam sugerir-te outra coisa". Segundo Paulo VI, toda a explicação teológica que queira penetrar de algum modo neste mistério, para estar de acordo com a fé católica deve assegurar que na sua realidade objetiva, independentemente do nosso entendimento, o pão e o vinho deixaram de existir depois da consagração, de modo que a partir desse momento são o Corpo e o Sangue adoráveis do Senhor Jesus que estão realmente presentes diante de nós sob as espécies sacramentais do pão e do vinho.
ESTE ARTIGO CONTINUA
Caros irmãos em Cristo,
Gostei, sim, do artigo s/transubstanciação. Sem o intuito de querer corrigir, pareceu-me que, se veio da uma Enciclopédia o comentário, sugere alguns senões. Um só: quando se opera a transubstanciação, não é Cristo quem profere as palavras através do sacerdote; mas é este quem as profere IN PERSONA CHRISTI (o padre diz como se fora Cristo). E outras coisitas mais… Estarei eu enganado ou foi mau entendimento? Nota 4.
**** Antonio, obrigada por seu apontamento. O texto foi mexido em alguns pontos falhos antes de ir para o ar, mas concordamos com você que poderá sofrer mais algumas correções. Gratos pela ajuda. Um abraço. ****
Muito bom. Lamentável a pouca divulgação. Isto é a falta de evangelização por nós que somos Igreja.
Gostei muito do artigo, ainda não foi possivel ler o restante dos artigos, mas gostaria de saber a resporta de uma pergunta aqui na minha Paróquia que não quer calar. No dia de sabado a partir de que horas devemos usar as leituras do domingo?
É gratificante entrar num Site Católico e encontrar tantas informações importantes o que faz com que a nossa fé não seja uma fé burra.
Gostei muito. Principalmente porque faço parte da equipe de liturgia da minha paróquia.
adoreii
precisei de uma pesquisa para a catequese e encontrei aqui. de mais este site
pergunto se depois do concilio vaticano II ainda toca-se a campainha na momento da consagração do pão e do vinho?
Que maravilha! Fiquei muito feliz em pleno final de tarde e de ano encontrar um site com conteúdo de magnifica importância. O Ensinamento foi ótimo, além dos comentários dos demais participantes que nos faz entender mais e melhor. Feliz Ano Novo, povo de Deus.
CANTO DA PAZ – Rita, que bom que você vai começar o ano de 2017 sendo nossa amiga e visitante assídua. Sua presença e suas palavras nos deixam muito felizes. Ajude-nos a divulgar o Canto da Paz para os seus amigos. Abraços com votos de um Feliz Ano de 2017 para você e sua família.
Sou português e estou a viver no estrangeiro;precisava de alguns apontamento das orações para acompanhamento das missas que são dados em ingles e eu não sei falar inglês Desde-Pai Nosso
0 meu email é: c160934@hotmail.com
Com os meus melhores cumprimentos
CANTO DA PAZ – Cristiano, colocamos com frequência o folheto das Missas dos domingos no nosso site http://www.cantodapaz.com.br.
Você também poderá encontrá-lo em http://arqrio.org/