16a. Impressão das Chagas de São Francisco de Assis – Solenidade

quarta-feira, setembro 17, 2008

CONTINUAÇÃO

O modo de amar a teu Criador ensina-o o teu esposo no evangelho: “Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma e de todo o teu espírito. Repara bem, caríssima serva de Jesus Cristo, que amor o teu dileto esposo exige de ti. Quer o teu amado que ao seu amor dediques todo o teu coração, toda a tua alma, todo o teu espírito, de sorte que absolutamente ninguém em todo o teu coração, em toda a tua alma, em todo o teu espírito, tenha parte com ele. Que, pois, fará para amares o Senhor teu Deus realmente de todo o coração? Que quer dizer: de todo o coração? Vê como São João Crisóstomo ensina: “Amar a Deus de todo o coração significa não estar o teu coração inclinado a nenhuma outra coisa mais do que ao amor de Deus; não te comprazeres nas coisas desse mundo mais do que em Deus, nem nas honras, nem mesmo nos pais. Se, todavia, o teu coração se ocupar em alguma destas coisas, já não o amas de todo o coração”. Peço-te, serva de Cristo, não te iludas. Fica sabendo que, se amas alguma coisa, e não a amas em Deus e por Deus, já não o amas de todo o coração. Por isso diz Santo Agostinho: “Senhor, menos te ama quem ama alguma coisa contigo”. Se amas alguma coisa que não te faz progredir no amor de Deus, não o amas de todo coração. E se, por amor de alguma coisa, negligencias aquilo que deves a Cristo, já não o amas de todo o coração. Ama, pois, o Senhor teu Deus de todo o coração.

Não somente de todo o coração, mas também de toda a alma devemos amar a Jesus Cristo, nosso Deus e Senhor. Que significa: de toda a alma? Vai dizê-lo Santo Agostinho: “Amar a Deus de toda a alma é amá-lo com toda a vontade, sem restrições”. Amarás, certamente, de toda a alma, se sem contradição e de boa vontade fizeres não o que tu queres, nem o que aconselha o mundo, nem o que te inspira a carne, mas aquilo que reconheceres como sendo a vontade de Deus. Amarás, de fato, a Deus de toda a tua alma quando por amor de Jesus Cristo entregares de boa vontade tua vida à morte, sendo necessário. Se nisto, porém, faltares, já não amas de toda a alma. Ama, pois, ao Senhor teu Deus de toda a tua alma, isto é, faze a tua vontade sempre em conformidade com a vontade divina.

Entretanto, não só de todo o coração, não só de toda a alma, deves amar o teu esposo, Jesus Cristo. Ama-o também de todo o teu espírito. Que quer dizer: de todo o teu espírito? Di-lo novamente Santo Agostinho: “Amar a Deus de todo o espírito, é amá-lo com toda a memória, sem esquecimento”. (in: Obras Escolhidas. Porto Alegre: EST, 1983, p. 433-435).

(fonte: www.franciscanos.org.br – autor: Frei João Mannes, OFM)

LEIA TAMBÉM:


   A ÚLTIMA VISITA DE SÃO FRANCISCO A SANTA CLARA DE ASSIS

Share Button
Se gostou deste artigo, subscreva à nossa newsletter para receber por email, semanalmente, as novidades do nosso site:
O seu email:

 

comentário(s)

  1. joseilde disse:

    gostaria de adquirir os cds com os cantos franciscanos, pois onde eu moro ainda não encontrei, por exemplo nas livrarias (paulinas e na paulus)

  2. cantodapaz disse:

    **** Joseilde, você encontra os cds com cantos franciscanos em: http://www.lojafranciscanos.com.br http://www.vozes.com.br http://www.loyola.com.br http://www.paulinas.com.br e wwww.paulus.com.br. Abraços. *****

  3. Maria Terezinha Gomes disse:

    Não sabia que dia 17 de setembro era impressão das chagas de São Francisco,pra Ele ter as chagas de Cristo é pra Cristo uma alma muito amada. Amém. Shalom.

  4. Terezinha disse:

    Adoro tudo que diz respeito a São Francisco e Santa Clara. Acho que deveriam colocar neste site a foto do corpo incorrupto de Santa Clara.Ele é de uma grande beleza e ajuda a evangelizar através de seu exemplo de vida.

  5. janilson disse:

    e maravilhoso

Deixe uma resposta