CONTINUAÇÃO
Não eram reis, mas provavelmente eram chefes de tribos. Devido seus conhecimentos científicos, os magos, tornavam-se conselheiros de reis e exerciam muita influência em seus paises. O evangelho não menciona quantos eram nem seus nomes, mas a tradição popular supõe que os magos eram três e lhes atribuiu os nomes de Gaspar, Melquior e Baltazar.
Os nomes atribuídos aos magos são bastante significativos: Gaspar quer dizer aquele que vai inspecionar ou seja, aquele que vai verificar e confirmar a vinda do Messias. Melquior quer dizer Meu Rei é Luz, é a grande confirmação da Realeza de Jesus, a Luz do Mundo. E, Baltazar quer dizer; Deus manifesta o Rei.
Os magos ofereceram a Jesus presentes típicos de suas regiões; ouro, incenso e mirra. Também os presentes têm um importante significado. Com o ouro reconheciam a realeza do Menino, o ouro quer dizer que Jesus é Rei.
O incenso é algo que se oferece a Deus nos altares. Com o incenso a humanidade reconhece a divindade de Jesus, significa que Jesus não é somente Rei, mas também Divino.
Conforme costume oriental, misturada com outros perfumes, a mirra era usada para perfumar corpos, vestes e casas. A mirra representa o lado humano e o sofrimento do Messias. Significa que o Menino Deus e Homem será levado ao martírio e à morte.
O evangelho diz que os magos mudaram o rumo e voltaram para suas terras por outro caminho. Mudar o caminho significa converter-se. Conversão é o apelo forte da celebração da Epifania. Esta é a Boa Nova de hoje: a Paz é possível e está ao nosso alcance. No entanto, é preciso procurá-la. Vai encontrá-la quem mudar seus caminhos e seguir a Verdadeira Luz.
(fonte: www.miliciadaimaculada.org.br – autor: Jorge Lorente)
CLIQUE AQUI para ler sobre SOLENIDADE DA EPIFANIA OU DOS REIS MAGOS?
Irmãos Amados, a cada dia a minha emoção e gratidão é maior. Esse site é muito. Abençoado e, portanto, vocês são muito bem intuidos e só podem nos dar PAZ, EQUILÍBRIO, CRESCIMENTO e devemos dizer que é o “Canto do Céu”, porque realmente é Divino! Que DEUS continue Iluminando essa equipe coordenada pela Abençoada Katia Lima para que tenhamos um 2009 com a PAZ que nos proporcionaram até hoje. FELIZ ANO NOVO!!! Beijos no coração.
Impressionante verdade: a cada instante, surge nova e oportuna exegese no contexto bíblico. Apreciei o comentário a respeito do significado de Epifania, a qual abrange, por exemplo, a função e o “destino” das figuras dos “Reis” Magos.
Excelente catequese que aprofundando o conhecimento, extirpa da mente do povo antigas concepções que conduziam até à superstição. Muito bom.
Que bom contar com esse trabalho de crescimento espiritual, que vocês fazem. Parabens!
Salve amigos! A Paz esteja com todos vocês neste ano que se inicia.
Quero manifestar a minha alegria e fé em um trecho do comentário de hoje:
“O evangelho diz que os magos mudaram o rumo e voltaram para suas terras por outro caminho. Mudar o caminho significa converter-se. Conversão é o apelo forte da celebração da Epifania. Esta é a Boa Nova de hoje: a Paz é possível e está ao nosso alcance. No entanto, é preciso procurá-la. Vai encontrá-la quem mudar seus caminhos e seguir a Verdadeira Luz”.
DESEJO A TODOS FORÇA, PERSEVERANÇA PARA OBSERVAR E FAZER AS MUDANÇAS NECESSÁRIAS PARA CONSTRUIR UM ANO PRODUTIVO, COM BONS FRUTOS.DEUS LHES ABENÇOE.
Epifania: aparicão ou manifestacão Divina. Neste momento singular, o significado para todos nós, é a solidariedade, amor e não entregar o próximo ao perverso, ou seja, dar o endereco de Jesus ao rei Herodes. Outra coisa, que me chamou muito a atencão, é que são usados varios lugares para designar onde nasceu o Menino, mas, o termo curral, é primeira vez que tenho conhecimento, ao mesmo tempo, me alegro, porque mostra um Jesus Cristo nascido em lugar mais humilde e simples ainda, pelo termo usado para indicar o lugar onde o Menino nasceu. A reflexão, ainda, nos mostra, outros caminhos, em que o dinheiro não é tudo, pois, não existe mercados ou lojas que comecialize AMOR, CARINHO, FELICIDADE, SOLIDARIEDADE, ALEGRIA E FÉ. Se, eu encontrar, denuncio. Então, devemos ou não, ser discipulos e discipulas de Jesus, nesta grande missão? Meus parabéns, pela reflexão e o seu comentário.
Jesus é a maior prova de amor de DEUS por nós homens, pois a Sua preocupação em nos demonstrar o Seu Infinito Amor O fez revelar-Se em carne e osso no Seu Filho Jesus, para que com os nossos olhos humanos pudéssemos contemplá-LO face a face.
“A paz é fruto da justiça”,que este seja o desejo de toda a humanidade neste ano.Que seja o ano da paz,do amor,da graça do Senhor Jesus.Que nossas bocas proclame para sempre o amor que Deus nosso pai dedicou a todos nós na pessoa do menino de Nazaré.Shalom..
gostei muito mas tenho uma duvida o cirio pascal deve ficar durante a celebração da missa da epifania. e a cruz entra tambem neste dia
**** Eliza, o Círio Pascal permanece no altar durante a Santa Missa, desde o dia da Vigília Pascal (na noite do Sábado Santo) até o domingo do Batismo do Senhor. Portanto, durante o Tempo da Páscoa. Ele aparecerá também durante as celebrações de batizados. Talvez você tenha se confundido e queria se referir à Coroa do Advento… Esta permancece no altar apenas durante as quatro semanas do advento. Quanto à Cruz processional, ela poderá entrar sempre que o padre desejar celebrar uma Santa Missa com solenidade. Abraços. *****
E muito gratificante poder contar com esse site,oqual nos ajuda a crescer espiritualmente.
Obrigada.
Neiva caçaõ.