SÃO JOSÉ, O JUSTO
No dia 19 de março celebramos a solenidade de São José, Esposo de Maria (cf. Mt 1, 24; Lc 1, 27). A Escritura nos indica como "pai" de Jesus (cf. Lc 2, 27.33.41.43 e 48), pronto para realizar os desígnios divinos, mesmo quando fogem à compreensão humana. Foi a ele, "filho de David" (Mt 1, 20; Lc 1, 27), que Deus confiou a guarda do Verbo eterno feito homem, por obra do Espírito Santo, no seio da Virgem Maria.
No Evangelho, São José é definido como um "homem justo" (Mt 1, 19) e, para todos os fiéis, é um modelo de vida na fé.
A palavra "justo" recorda a sua retidão moral, a sua sincera adesão ao exercício da lei e a sua atitude de abertura total à vontade do Pai celestial. Também nos momentos difíceis e às vezes dramáticos, o humilde carpinteiro de Nazaré nunca arroga para si mesmo o direito de pôr em discussão o projeto de Deus. Espera a chamada do Alto e em silêncio respeita o mistério, deixando-se orientar pelo Senhor.
Com poucos mas significativos traços, São Jose é descrito pelos evangelistas como cuidadoso guardião de Jesus, esposo atento e fiel, que exerce a autoridade familiar numa constante atitude de serviço. As Sagradas Escrituras nada mais nos dizem sobre ele, mas neste silêncio está encerrado o próprio estilo da sua missão: uma existência vivida no anonimato de todos os dias, mas com uma fé segura na Providência.
São José tinha de prover às necessidades da família, com o duro trabalho manual. Justamente por isso, a Igreja indica-o como Padroeiro dos Trabalhadores. Portanto, a solenidade do dia de hoje constitui uma ocasião propícia para refletir também sobre a importância do trabalho na existência do homem, na família e na comunidade.
O homem é sujeito e protagonista do trabalho e, à luz desta verdade, pode compreender-se o nexo fundamental existente entre pessoa, trabalho e sociedade.
A atividade humana, recorda o Concílio Vaticano II, deriva do homem e está orientada para o homem. Segundo o desígnio e a vontade de Deus, ela deve servir o verdadeiro bem da humanidade e permitir "ao homem, como indivíduo ou como membro da sociedade, cultivar e realizar a sua vocação integral" (cf. Gaudium et spes, 35).
São José, santo tão grande e tão humilde, seja exemplo em que se inspirem todos os trabalhadores cristãos, invocando-o em todas as circunstâncias.
João Paulo II
(fonte: www.cancaonova.com)
Deus precisa hoje de homens como José! Com a garra, santidade, abertura incondicional, obediência cega e consciente… Dispostos a tudo para que o Verbo se faça carne! Foi assim com José. A nós cabe submeter, concretamente, a própria vida aos desígnios de Deus, que são revelados na mesma medida em que formos rezando numa intimidade tal que permita ao Senhor nos falar e que tenhamos, pela força que vem unicamente da oração, a coragem de dizer sim.
ESTE ARTIGO CONTINUA
Gostei muito da profundidade deste artigo: também eu na minha pobresa e insignificãncia, acredito que Deus está sempre connosco, preparando um povo, onde todos somos convocados.Que S. José, como velou por Jesus e Maria, vele por nós para contemplarmos o seu exemplo e o seguirmos
oi gostei do site parabens
Gostei muito da mensagem, Acretido que São José teve e tem um papel muito importante na história da igreja e da humanidade. Que ele possa estar intercedendo por cada um de nós principalmente pelos pais na responssabilidade de educar seus filhos com retidão. Parabéns e um abraço a todos. Deus os abençoe.
Obrigada,sou devota de são José,desde os 5 anos, foi quando minha mãe me deixou no orfanato com o nome Dele,juntamente com uma irmã mais velha. Lá estava Ele de pé na entrada do colegio(estátua).Um maravilhoso colegio de freiras do qual eu so sai aos 17 anos. Adoro a DEUS,e amo demais São Jose,pois fiz dele meu pai adotivo porque quando chequei naquele colegio tinha acabado de perder meu pai e ia ter que ficar longe de minha mãe pois eramos 8 irmãos e ela não tinha como nos sustentar e também não queria dar seus filhos. Hoje estou com 53 anos e continuo pedindo a ele que me guie para que eu possa ser merecedora de um dia ve-lo e acima de tudo estar junto a DEUS. Um abraço, e que Deus os abençoe.
Vamos pedr a intercessão desse homem justo! Que aprendeu com o menino Deus a obediência, a meditação e o silêncio, é com o silêncio que elevamos nossa pequenez, e Ele nos faz grande. Amém. Shalom.
Agradeço a São José por tantas maravilhas, só agora, por eu estar envolvida na organização e programação da novena dele, pois é o Padroeiro da minha Paróquia, Catedral SãoJosé, da minha cidade, Ituiutaba e da minha Diocese. Quanta honra, hem? E, só agora que pude perceber melhor, o quanto ele é importante na nossa vida e na história da igreja. Como é maravilhoso conhecer a vida desse santo. E esse site me ajuda muito, em tudo que procuro. Obrigada. Que São José continue iluminando todos vcs que preparam as matérias.Amém.
espero um ano inteiro para chegar dia 19 de março, parece ser dia especial (Natal, Pascoa),
Gosto da v/ página. Gostaria também que me esclarecesse o seguinte: Se S.José era justo porque pensou abandonar Maria? Ora sendo justo não o podia fazer. Estou certo? Qual a esplicação teológica para esta questão? Obrigado
Amâncio
oiiii…
gostei muito do artigo…
Bem legal…
otimo me ajuda muito sou da liturgia aqui da minha capela as vezes tenho muitas duvidas Obrigado