QUERO O BATISMO: O QUE FAZER?
SÍMBOLOS DO BATISMO (popularmente conhecido como batizado)
1- O que significa o sinal da cruz que o padre traça na testa da criança?
* Cruz – É o primeiro dos símbolos a ser usado na cerimônia do batismo. O sinal da cruz é traçado na fronte do catecúmeno ou da criança que será batizada, pelo sacerdote, por seus pais e padrinhos. A cruz é o maior símbolo do cristianismo, pois ela nos lembra o motivo da nossa redenção e salvação, que foi a morte de Cristo.
2- O que significa o óleo que o padre coloca no peito e na testa da criança?
* No batismo o catecúmeno é ungido duas vezes. É usado o óleo do Crisma e do Batismo.
A primeira unção é no peito, com o óleo do Batismo. E significa que o cristão é revestido de força para viver a fé e de coragem para enfrentar as lutas e perseguições por causa da fé.
A segunda unção é na fonte ou na testa, com o óleo do Crisma. É sinal de consagração a Deus e a comunidade. O batizado é ungido na testa, lugar de honra e destaque. Não deve envergonhar-se de ser discípulo de Jesus Cristo. Pelo batismo assumimos a responsabilidade de prestar serviços a Deus e a comunidade.
3- O que é a pia batismal?
* Pia Batismal – Nas igrejas antigas (e até em igrejas modernas, pois este costume está sendo retomado) a Pia Batismal era colocada na porta de entrada do Templo Sagrado, para mostrar que o Batismo é de fato o Sacramento que nos introduz o fiel na vida da Igreja. Podemos comparar a Pia Batismal ao útero da mulher. O útero é o lugar onde se gera e se desenvolve a vida humana. É o lugar onde por meio do período da gestação o feto se desenvolve até a sua completa formação. Da mesma forma a Pia Batismal é o lugar aonde se gera filhos para Deus Pai e para a Mãe Igreja.
ESTE ARTIGO CONTINUA
Boa tarde, gostaria de saber quais os documentos necessários para o batismo, pois estou com uma duvida ou melhor com um problema, quero batizar minha filha escolhemos meu irmão e a esposa, ele tem primeira comunhão e crisma ela somente a primeiro comunhão então a igreja aqui onde mora Barreiros – são José – Santa Catarina disse que a minha cunhada vai aparecer na certidão de batismo como testemunha, isso quer dizer que minha filha não vai ter madrinha. Fiquei muito chateado com isso gostaria de saber se esta certo isso, fico no
aguardo obrigado e boa semana.
**** Marcelo, Em nosso site existe um artigo que fala bem sobre o batismo. Fizemos mais uns acréscimos esta noite. https://www.cantodapaz.com.br/blog/2009/05/01/quero-batismo-fazer/1/ Os pais devem arrumar padrinhos para os filhos e não compadres para si. Devem pensar na vida cristã da criança e não nas conveniências de amizade e compadrio. A função de padrinhos não é meramente honorífica, mas é uma função de tomar a seu cargo o acompanhamento da criança na vida de fé. Os padrinhos têm como dever, ou seja, devem: ter mais de dezesseis anos de idade, devem ser católicos e terem sido batizados e possivelmente crismados, devem levar uma vida de acordo com a fé dando bom exemplo, devem participar da vida da Igreja em uma comunidade e zelar para que o(a) afilhado(a) leve uma vida cristã digna do seu batismo. Busque maiores orientações junto ao sacerdote que irá batizar sua filha. Abrçs. ****
O Batimo nos torna filhos de Deus.É tão! Lindo,quando no Evangelho de Domingo que fala que nós somos seus filhos.Amém.Shalom.
Fui criada pelos meus pais na igreja metodista e com isso fui batizada lá. Minha mãe é católica mas ao casar-se com meu pai seguiu sua religião. A pouco tempo fui chamada para ser madrinha do filho da minha melhor amiga, fiquei muito feliz e emocionada pelo convite, porém agora soube que para ser madrinha preciso cumprir vários requisitos da igreja católica. Teria alguma possibilidade de eu ser madrinha dessa criança que desde que nasceu eu acompanhei e dediquei todo amor? seria justo me negar essa felicidade? será que Deus que é único á todos seria contra esse ato?. Por favor me ajude pois quero muito ser madrinha dessa criança já que não tenho filhos eu tenho nele um amor muito grande como se fosse uma 2ª mãe.
obrigada.
o que significa o batizado
Faço parte da pastoral do batismo em minha paróquia (Bom Jesus do Brás), fiquei maravilhado com o conteudo, que sem duvida serviu para enriquecer mais os nossos encontro de preparação deste importantissimo Sacramento, que Deus continue inspirando a todos e vos abençoe. Peço-lhes, sempre que puder nos mantenham informados. Obrigado! Que o Senhor Bom Jesus vos abençoe. Amém.
Bom dia, estou precisando de ajuda, tenho filhos… e já os batizei o ano passado na igreja catolica, mas foi escondido do pai, pq. sou separada e ele não aceitava os padrinhos, me separei por causa de bebidas, mas não impeço de ver as crianças, mas hoje ele insiste em batiza-los, lógico na igreja catolica, e não pode nem imaginar que eu já os batizei, oque faço, posso batiza-los de novo para evitar confusão com o pai deles? Não estou preocupada com padrinhos, festas nada disso, pq. afinal quem cuida de verdade dos meus filhos sou eu mesma, inclusive ensinando-os a converssar com DEUS, levando-os a missa sempre que posso, mas enfim não posso de forma alguma contar para o pai que eles já foram batizados, por favor me retornem. abraço
**** Passemos a responder a esta última mensagem recebida. Como você não colocou o seu e-mail, não temos como lhe responder pessoalmente. Retiramos o seu nome da mensagem, para evitar qualquer identificação futura. Naturalmente você não poderá batizar seus filhos novamente, porque só se batiza validamente UMA vez na Igreja Católica. Entretanto, em seu lugar, procuraríamos um padre da sua Paróquia para conversar e para saber a melhor forma de proceder. Um abraço.****
gosteido site de vocês e gostaria de receber material sobre batismo na igreja católica,videos,mensagens, eslaides,etc. Pois assumi a pastoral do batismo em minha paroquia mas não possuo muitos subsidios,por favor me ajudem. Moro em gurupi- TO. Paróquia Nossa Senhora da Abadia.
Boa Tarde
Estou precisando saber mais sobre os símbolos do batismo, pois irei fazer uma palestra no dia 19 próximo.
Desde já agradeço muito
Eliomar
gosti muito mais ainda nao rezolveu o meu poblema aigreja nao quer batiza meus filhos com os padrinhos que eu escolhi pelo fato deles nen eu sermos casados oque faso para que meus filhos posan ser batizados os padrinhos sao todos parentes
OLÁ BOA TARDE!
GOSTARIA DE SABER QUAIS AS EXIGÊNCIAS PARA O BATISMO DE UMA CRIANÇA?
QUE TIPO DE DOCUMENTAÇÃO É PRECISO E SE TEM A EXIGÊNCIA DE OS PADRINHOS SEREM CASADOS NA IGREJA?
QUALQUER IGREJA CATÓLICA TEM AS MESMAS EXIGÊNCIA? OS PADRINHOS DEVEM TER PRIMEIRA COMUNHÃO?
AGUARDO RETORNO!!
Gosto demais dos artigos dessa página. Utilizo muito como catequista. Estou lendo os sacramentos.
Um abraço. Deus os abençoe.
Bom dia, tenho 22 anos e quero me batizar e crismar, so que moro em uma cidade a 2 anos e não conheço ninguem. Nesse caso eu preciso de padrinhos? e como eu faço para batizar e crismar com 22 anos.
**** Juliana, antes de mais nada, os nossos parabéns pela sua decisão de se tornar uma católica atuante.
Para receber o Sacramento do Crisma não existe idade máxima. Quanto mais consciente e adulto, melhor, pois é um Sacramento de compromisso com a fé Catolica. Você precisa fazer algo bem simples: procurar a igreja mais próxima da sua casa e dizer que deseja se crismar. Lá eles lhe dirão o dia das reuniões e o que será feito. Para se crismar sempre é necessário ter padrinhos. Pergunte sobre isto também, para saber tudo direitinho. Às vezes até os “professores” do curso acabam sendo padrinhos e madrinhas dos crismandos, tanta a amizade que se cria entre eles.
Abraços. ****
Favor me enviar mensagens(frases) para comentário em missa para ofertório e comunhão.
este artigo é ótimo para nos cristão entender mas sobre o batismo na religião católica.sou catequista de batismo a 8 anos na paróquia de São Sebastião em Bayeux,Pb.Parabéns por nos presentear com este artigo.site da nossa paróquia http://www.SaoSebastiaobayeux.com
goastei muito, pois faço parte da equipe de batismo de minha comunidade, gostaria de receber textos e mais informações para se trabalhar nos encontos de preparação de pais e padrinhos. obrigada e que deus os abençoe.
Quero batizar o meu neto,quais são os documentos necessários?
*** Roberto, procure orientações na Igreja onde você pretende batizá-lo. Lá poderão lhe informar tudo o que é necessário. Abraços. ***
amei esse saite de vcs bom eu sou da pastoral do batismo e gostei muito é de muito valia para nossas reuniões,queria muito que vcs me mandassem mais material, para enriquecer mais nossas reuniões, como ,videos menssagem, eslaides e etc… que Deus continue, abençoando e dando muita sabedoria e perseverança a vcs .A PAZ de Jesus o amor de MARIA para tds vcs fiquem com Deus. beijos.sua irmã em Cristo eliana de santana
Amei esse site.Parabéns! Gostaria de saber se vocês possuem um roteiro para a pastoral do Batismo seguir na preparação de Pais e Padrinhos. Queria muito gravar o samba em homenagem a Santa Clara.
mUITO BOM ME AJUDOU MUITO NO MOMENTO DE PREPARAR A CATEQUESE DE ADULTOS SOBRE O BATISMO. OBRIGADA
Parabens. Muito dez, era o que precisava, para minha formação de ministra do batimos. obrigada e um bom trablahos a todos.
O artigo é muito interessante, mais o que eu gostaria de saber não tem muito haver. Sou batizada, fiz 1ª comunhão e fui crismada na igreja católica estou afastada a um tempo porem sem frequentar outra religião. Meu noivo é divorsiado, gostaria de saber se hoje em dia poderei casar com ele na santa igreja católica? Já que ele é divorsiado. Quando frequentava a igreja assiduamente não podia, se não teremos que pedir a um pastor evangélico para realizar a cerimônia, não é isso que gostaria mais se não tiver jeito não terei opção. Boa noite aguardo sua resposta. Se puder me responder restritamente ficaria feliz.
Luana, para a Igreja Católica não existe o divórcio, pois foi o mesmo Jesus Cristo que assim ensinou aos Discípulos e a nós. Desta forma, seu futuro esposo ainda continua casado com a primeira esposa e não será possível que se case com você. Aconselhamos a que vocês dois procurem juntos um padre da igreja mais próxima da sua casa para conversar melhor e para receber os esclarecimentos necessários. Abraços.
ola e não sou batisada e tenho 25 anos queria saber como eu poso fazer o meu batismo e dos meus filhos a mais velha tem 09 e aoutra tanbem o mais novo um tem 07.♥♥
sou coordenadora da pastoral do batismo na minha paroquia gostaria que me mandassem informações para fazer palestra
gostei muito, porque estou participando da pastoral do batismo(coordenadora)na minha igreja e gostaria que me enviassem artigos e informações para palestra.
Amei. Muito esclarecedor. Estudo todos os artigos deste site, sempre que posso. Continue atualizando. Parabéns, pois são artigos fundamentados e confiáveis. Obrigado por colaborar com a minha evangelização. Abraços. santina
Boa tarde, tenho uma dúvida, sou casada apenas no civil pois meu marido é espírita. Estou grávida e gostaria de batizar nosso filho na igreja católica como de fato, nós dois fomos batizados. Isso é possível? Ouvi falar que a Igreja Católica não pode se negar a batizar uma pessoa por causa dos pais não serem casados no religioso. Isso procede?
faço parte da pastoral do batismo da minha paroquia, estava pesquisando, como ainda tenho muito que aprender adorei este site.tirei muitas dúvidas. nota 10
Muito bom mas eu gostaria de saber um pouco mas pq vou dar uma palestra sobre a luz do batismo e aindo fiquei com algumas duvidades mas mesmo assim estou satisfeita vcs são muito bons ..
Ola boa tarde,tenho 29 anos e nunca fui batizada porem ha anos tenho vontade de mim batizar na igreja catolica gostaria de saber o que è necessario fazer para ser batizada,sera que vou ter que fazer o curso e se è sim gostaria de saber por quanto tempo?pq no futuro desejo mim casar na igreja,pois ja sou casada pela lei dos homens.Fico agradecida pela ajuda.
POBRE ANIVERSARIANTE.
Um dia, um homem se encontrava na noite de natal, em uma pequena cidade, quando viu uma casa ricamente enfeitada, toda iluminada, observando esta bela casa pela janela, ele viu que havia uma grande árvore muito bonita, toda enfeitada com milhares de lâmpadas; a árvore tinha em sua base muitos pacotes de presentes, em torno da mesma, muitas pessoas bebiam e comiam ao som de alegres músicas, todos estavam muito alegres e felizes. Do lado de fora desta mesma casa, havia um garoto sentado no primeiro degrau da escada que havia em frente à casa, pelo seus trajes se via que era muito pobre. O homem se aproxima do garoto, notou que ele estava muito triste, seu semblante era de alguém que fora abandonado, o homem se aproxima, senta-se a seu lado, pega em sua mão e diz.
—Como está, filho? Você parece estar muito triste.
—Sim estou muito triste! Porque toda essa tristeza? Tudo hoje é alegria, é dia de natal, hoje se comemora o nascimento de Jesus Cristo. Nesta data, todos nós devemos estar alegres, outra coisa todos estão festejando, porque não foi também em alguma festa.
—Bem que gostaria, mas não fui convidado por ninguém.
—Menino, diga-me seu nome e te apresentarei ao dono desta casa, eu o conheço e você poderá participar desta bonita festa.
–Não adianta dizer meu nome,
–Porque não adianta dizer seu nome?
–Porque todas as pessoas desta casa me conhecem a longo tempo e muito bem, sabem também que faço aniversario hoje, não só elas, mas todos desta cidade, todos deste estado, todos deste país e muitas outras pessoas deste planeta, até o senhor me conhece, o homem pensativo abaixa a cabeça, muito envergonhado, diz
—Sim garoto! Acho que você tem razão não adianta mesmo dizer seu nome!
Esta crônica foi extraída do livro, Crônicas, indagações e teorias. Autor Paulo Luiz Mendonça. Editora Scortecci.
http://pauloluizmendonca.judblog.com
NOITE DE NATAL
Natal é noite feliz
É o que todo mundo diz
Nesta comemoração.
Nem todos têm alegria
Em alguns a tristeza estaria
Ferindo seu coração.
Quem tem amigos distantes
Ou quem tem a vida errante
No natal não tem tal calma
Quando o sino bate a noite
Recebe no ouvido um açoite
Que fere dentro da alma.
Eu que vivo assim sofrendo
Com o coração remoendo
Nas tristezas que vai e vem.
Com o pensamento errante
Procuro por Cristo distante
Indo parar em Belém.
RECORDAÇÃO DO NATAL
Em uma triste noite fria
Escuridão alucinante,
Parei fiquei em silêncio
Ouvindo o sino bater
Em uma capela distante.
O sino que repicava
Enviando no ar um sinal.
Fiquei triste neste momento
Veio-me logo na mente
Recordações do natal.
Sozinho onde eu estava
Bem longe dos entes queridos
Nesta hora eu me encontrava
Solitário neste mundo
Todos já tinham partido.
Estas poesias foram extraídas do livro Crônicas Indagações e Teorias, autor Paulo Luiz Mendonça. Editora Scortecci.
NOITE DE NATAL
Natal é noite feliz
É o que todo mundo diz
Nesta comemoração.
Nem todos têm alegria
Em alguns a tristeza estaria
Ferindo seu coração.
Quem tem amigos distantes
Ou quem tem a vida errante
No natal não tem tal calma
Quando o sino bate a noite
Recebe no ouvido um açoite
Que fere dentro da alma.
Eu que vivo assim sofrendo
Com o coração remoendo
Nas tristezas que vai e vem.
Com o pensamento errante
Procuro por Cristo distante
Indo parar em Belém.
RECORDAÇÃO DO NATAL
Em uma triste noite fria
Escuridão alucinante,
Parei fiquei em silêncio
Ouvindo o sino bater
Em uma capela distante.
O sino que repicava
Enviando no ar um sinal.
Fiquei triste neste momento
Veio-me logo na mente
Recordações do natal.
Sozinho onde eu estava
Bem longe dos entes queridos
Nesta hora eu me encontrava
Solitário neste mundo
Todos já tinham partido.
Estas poesias foram extraídas do livro Crônicas Indagações e Teorias, autor Paulo Luiz Mendonça. Editora Scortecci.
Oi!
Gostaria de saber se a igreja católica batiza criança de pais que não são casados, mas são católicos. E que meu marido já foi casado, e se separou já faz muito tempo, como devo proceder neste caso? Devo pedir ao papa o perdão para ele poder casar comigo?
**** Aconselhamos a todos os que tiverem dúvidas sobre o Batismo, que se dirijam à igreja mais próxima das suas residências, a fim de conversar com algum sacerdote. Esta é a melhor forma de obter informações acertadas.****
Bom Dia
Gostaria de informações a respeito do batizado de uma criança a qual estou com sua guarda, sendo que a mesma esta sendo destituida do poder familiar, porém não estou conseguindo batiza-lá na minha Paróquia.
Obs: Somos casados na igreja, padrinhos csados na igreja, o problema é que o Padre somente irá batizá-lá após comcruido o processo de adoção ao qual estamos pleiteando.
Obs: A criança foi oferecida a nós pela justica depois de estar com toda a documentação em dia.
O que fazer?
muito bom.me ajudou mt a esclarecer algumas dúvidas
Osny, Olá, paz e bem! Recebemos com agrado uma vossa dúvida sobre o Batismo da criança em vosso cuidado. Naturalmente a nossa é somente um conselho. Na nossa Igreja podemos batizar crianças na esperança de educá-la na fé cristã. Para isto os pais e os padrinhos deviam ser crentes conscientes. Digo “deviam” porque na prática muitos não os são. Infelizmente o batismo nos nossos ambientes tornou-se uma questão apenas cultural e social. Muitos pais batizam os seus filhos não porque estão interessados em educá-los na fé mas porque na sua escola é o único não batizado. Mas, como escreveram no vosso e-mail não é o vosso caso. Penso que o vosso pároco quer a adoção seja concluida para ter a certeza que a criança continua convosco e não será dada a uma outra família. De qualquer maneira, para batizar uma criança fora da sua paróquia é necessario um documento do pároco. O meu conselho portanto é de falar com o vosso pároco e chegarem a um acordo. No entanto começam a catequizar a vossa criança. É caso para dizer: é falando (muitas vezes insistindo como a viúva do Evangelho) que a gente se entende. Agradeço a vossa simpatia em partihar connosco a vossa preocupação, esperando ter ajudado. Continuem visitando o nosso Site e ajudem-nos a proclamar a boa nova para maior glória de Cristo e do seu servo Francisco.
Boa sorte com a vossa criança! – Frei Gilson Frede (http://poco-da-palavra.blogspot.com)
Estou querendo batizar meus 3 filhos, porem moro distante da minha familia ou seja dos padrinhos que escolhi para batizá-los. Gostaria de saber como faremos o curso, já que estamos em estados diferentes, mas no dia do batizado, os padrinhos virão até aqui. Obrigada
otimo artigo ,gostaria de receber orientaçao sobre como passar para meus catequizando de uma maneira bem clara sobre os encontros ,sou catequista da 1 etapa ,neste sabado sera sobre o batismo .bom final de semana bjos.
emuinto bon sobre ogue tadizendo
ola estou com uma super duvida espero q vcs possam me ajudar
Eu tenho uma afilhada de nove meses e eu e os pais dela decidimos batiza-la…minha “amiga” disse q eu nao posso batiza-la pq eu nao sou batizada isso é verdade ?
Ola!!!
Me nome é juliano, tenho 22 anos e ainda não sou Batizado, mas quero ser Batizado até já convidei duas pessoas que adimiro muito eles aceitaram, so que eu estou com vergonha por causa de minha idade. Gostria de saber se ainda posso ser Batizado? O que meus padrinhos precisa fazer? O que eu devo fazer? E quais os documentos nesersarios? Por favor ajude-me.
Estarei esperando o contato sou da cidade de NOSSA SENHORA DAS DORES-SE
Juliano,
*** Paz e Bem! Não tenha vergonha de ter 22 anos e ainda não ser batizado. Tenha orgulho de si, pois está optando conscientemente por fazer parte da Igreja de Cristo. Peça para fazer também a Primeira Comunhão. Assim, no mesmo dia você será batizado e receberá Jesus na Eucaristia. A melhor forma de conseguir informações certas é ir na igreja mais próxima da sua casa e procurar a secretaria da igreja. Peça informações. Parabéns e abraços.***
ola. tenho 18 anos e ate hj nao fiz minha primeira comunhão pois eu nao era catolico ate auguns anos atraz o q devo fazer???
Gostaria que se possível me enviasse o ritual/símbolos do batismo realizado a moda antiga. Assiste outro um batizado realizado pelo Padre Roberto Lettiere
e gostei muito. Tentei encontrar alguma publicação sobre o assunto e não encontrei.
obrigado! gostei muito dos artigos gostaria que vocês, me esviassem,artigos,ensinamentos,
conhesimetos,símbolos,sinais,palestras,temas,
escrituras e tambem o possamos pasar para país
e padrinhos que não sam casados nem crismados
manaus AM..