5º DOMINGO DA PÁSCOA – EVANGELHO COMENTADO
Evangelho: (Jo 15, 1-8)
Jesus disse: “Eu sou a videira e meu Pai é o agricultor. Ele corta todo ramo que em mim não dá fruto, e poda o todo aquele que dá fruto, para que produza mais. Vós já estais limpos por causa da palavra que vos tenho anunciado. Permanecei em mim e eu permanecerei em vós. O ramo não pode dar fruto por si mesmo se não permanecer na videira. Assim também vós, se não permanecerdes em mim. Eu sou a videira, vós os ramos. Quem permanece em mim, e eu nele, dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. Se alguém não permanecer em mim, será lançado fora como o ramo e secará; será ajuntado, jogado no fogo e queimado. Se permanecerdes em mim e minhas palavras permanecerem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será dado. Meu Pai será glorificado, se derdes muito fruto e vos tornardes meus discípulos”.
COMENTÁRIO
Estamos no Quinto Domingo da Páscoa. Hoje Jesus nos fala da videira e dos seus ramos. Um exemplo muito fácil de ser entendido, principalmente porque Jesus estava falando para agricultores, pessoas que sabiam muito bem porque a videira devia ser podada. Sabiam o quanto a poda é benéfica para a planta.
Ao podar a planta, o agricultor não corta somente os galhos secos, ele corta galhos sadios, vistosos e verdinhos. Ramos que têm tudo para produzir muitos frutos, mas que não estão dispostos a fazê-lo. Esses são cortados e queimados.
Jesus é a Videira e nós, somos os ramos. O agricultor, aquele que cultiva a videira e que também a poda, é o Pai. Jesus repete isso muitas vezes, só não entende essa comparação quem não quer, pois ela é muito clara.
A nossa união com Jesus é sinal de vida. Não existe vida estando separado do tronco. O ramo que se separa da cepa, seca e morre sem produzir frutos. Como qualquer lenha inútil, é então lançado ao fogo.
Em compensação, os ramos que se mantêm unidos ao tronco recebem a seiva da vida que os torna fortes, vigorosos e férteis. Produzem muitos frutos e de excelente qualidade.
Essa é a proposta do evangelho de hoje. Jesus ressalta a união. Por mais dolorido que possa parecer, esse é o único caminho para a felicidade. A poda por si só é algo que machuca, é um corte que deixa suas cicatrizes.
Se a parreira fosse humana e pudesse falar, certamente reclamaria e não entenderia o porquê da poda no momento em que está sendo podada. Assim como, não entendemos a dor no momento da dor.
Só mais tarde, muito mais tarde, entenderia a importância da poda. Ao ver-se toda florida, ao presenciar seus próprios frutos, certamente agradeceria a Deus pelos sofrimentos daquele dia.
Assim é o nosso dia-a-dia. Os obstáculos, os sofrimentos e a luta pela sobrevivência nos fazem crescer, são as podas que nos tornam férteis. Em geral choramos de dor, não compreendemos e não os aceitamos, mas um dia veremos os frutos. Os frutos da verdade e da partilha.
É preciso resignação para aceitar e tentar encobrir as cicatrizes. Toda dor é amenizada pelo amor. O amor mantém o ramo unido ao Tronco, o amor é a flor mais bela, é o fruto maior, o mais colorido e o mais perfumado.
O amor frutifica através de obras, ele é produto de quem se deixa alimentar pela Seiva da Vida que é o próprio Jesus.
(fonte: www.miliciadaimaculada.org.br – autor: Jorge Lorente)
Maravilhoso gostei muito, continue me mandando que eu agradeço.
ótimo, vou trabalhar esse comentário hoje na minha comunidade.
Recebo sempre os artigos deste site. Gosto demais. Tem me ajudado muito como catequista. Agora mesmo baixei o artigo sobre os dons do Espírito Santo. Vou entregar uma cópia para cada crismando no encontro sobre Pentecostes.O Evangelho comentado é uma beleza, pois começo o encontro de catequese com o evangelho, e a noite iremos participar da missa. Eles já chegam tendo um noção do que vai ser a homilia. Paz e bem a todos. Deus os abençoe!
Boa tarde amigo autor Jorge Lorente.Com os comentarios que voce publica sobre o evangelho “Eu sou a videira” abre mais os horizontes da minha alma para conhecer mais a vontade do Senhor. Sinto-me que tambem sou um ramo da Sua videira. Muitas vezes Ele me poda mas nao O sinto. Mas agora eu sei mais alguma coisa sobre o amor do Senhor. Ele cuida de nós com belissimo amor. Que Deus sempre vos abencoe.
Hoje vi duas rosas caídas,me lembrei o que Cristo disse: Secará e será lançado no fogo eterno.Shalom.
Bom dia! Costumo ajudar na preparação de missas aos finais de semana e este site tem muitas coisas que podem nos ajudar. Obrigada.
a claresa da mensagem,e seu desdobramento de facil entendemento, levam-me a agradecer por este momento maravilhoso. obrigado.