A Ordem dos Frades Menores está concluindo as comemorações do 8º Jubileu de sua fundação. Agora, a Ordem de Santa Clara começa a celebrar o seu momento histórico: OITOCENTOS ANOS de sua fundação, que se realizará em 2012. A exemplo do ramo masculino, que comemorou "A Graça das Origens" a partir de 2006, o ramo feminino também faz memória da origem dessa fascinante aventura evangélica vivida por Santa Clara e suas primeiras companheiras, que foram tocadas pelo ensinamento e modo de vida do Seráfico Pai São Francisco, no seguimento de Jesus Cristo pobre, humilde e crucificado, na pequena ermida de São Damião, em Assis.
De 2009 até 2011, as Clarissas terão três anos de preparação para o Grande Jubileu de 2012 (veja abaixo o quadro do tríduo preparatório), quando se completa 8 séculos em que Clara de Assis e as primeiras irmãs entraram na Ordem e receberam de Francisco de Assis uma Forma Vivendi, que continha a inspiração fundamental que definiu a Ordem das Irmãs Pobres.
2009 – Vocação
Conteúdo: Identidade e relação com a 1ª Ordem
Instrumentos: A redescoberta das Fontes
2010 – Contemplação
Conteúdo: Vida espiritual, vida em Cristo
Instrumentos: Escuta, silêncio e conversão
2011 – Em Altíssima Pobreza
Conteúdo: Revalorizar a escolha da pobreza, minoridade, despojamento, restituição.
Instrumentos: escolhas concretas de solidariedade
2012 – A Santa Unidade
Ano da Celebração
Abaixo segue a novena de Santa Clara do Mosteiro de Canindé, no Ceará. Reze a Novena de Santa Clara com as Clarissas do Santuário de Canindé (CE)
Através desta novena meditaremos sobre vocação. Especialmente a vocação de Santa Clara e suas primeiras filhas espirituais e também sobre a vocação de cada um de nós. O chamado à vida, o chamado a ser cristão e o chamado a trilhar um caminho que o próprio Senhor nos conduz. Enfim, o chamado para ocupar um lugar no paraíso. Vocação é também uma resposta de amor que inclui liberdade, discernimento, doação, fidelidade.
Se hoje festejamos Santa Clara é porque ela reconheceu, aceitou, viveu e foi fiel ao chamado de Deus. Santa Clara não pertence unicamente ao seu berço de origem: Assis, mas ao mundo. Os sonhos dela não ficaram presos no tempo, mas é atual. É o sonho de cada cristão que deseja um mundo mais fraterno, pacífico e igualitário. É o sonho de cada jovem que é capaz de romper barreiras e doar a vida por um ideal. Por isso, Santa Clara é de Assis e de hoje. (Me. Maria Elisabete dos Anjos, OSC, Abadessa do Mosteiro do Santíssimo Sacramento, Canindé, CE)
Oração Inicial
(para todos os dias da Novena)
Oração a Santa Clara
Ó heróica Virgem Santa Clara, que, em hora perigosa para a paz do vosso Mosteiro e da vossa pátria, superando medo e fraqueza, e animada de fé inabalável, dirigistes ao Coração Eucarístico de Jesus esta prece: "Ó Senhor, não entregueis às feras as almas que em Vós confiam! Vós que desassombradamente enfrentastes os bárbaros. E, levantando o sagrado Cibório, pusestes os invasores em precipitada fuga, hoje acolhei benigna, as nossas orações e apresentai-as juntamente com as vossas ao trono do Divino Cordeiro, para nos obterdes misericórdia.
Oferecei ao seu Coração compassivo, nestes dias de provação, as angústias dos corações e os sofrimentos físicos dos povos. A Ele repeti mais uma vez a vossa oração confiante da justiça para o mundo, à tranquilidade e prosperidade para o Brasil, e para todos mais ardente amor à Eucaristia!
Assim seja!
PRIMEIRO DIA DA NOVENA
02/08/09 – Domingo
PERDÃO DE ASSIS – FESTA
Liturgia da Palavra
Comentarista: O Seráfico Pai Francisco, por singular devoção à Santíssima Virgem, consagrou especial afeição à capela de Nossa Senhora dos Anjos ou da Porciúncula. Ai deu início à Ordem dos Frades Menores e preparou a Fundação das Clarissas: E lá completou felizmente o curso de seus dias sobre a terra.
Foi também neste local que o Santo Pai alcançou a célebre Indulgência, que os Sumos Pontífices confirmaram e estenderam a outras Igrejas. Para celebrar tantos e tão grandes favores ali recebidos de Deus. Foi instituída também esta litúrgica, como aniversário da consagração da pequena ermida.
Leitura (Eclo 24, 1-4. 16-22.31)
Salmo Responsorial (33)
Evangelho (Lucas 1,26-33)
Texto de Santa Clara
Comentarista: Nessa leitura conheceremos como Santa Clara, abandonando a sociedade, riqueza, luxo, e familiares, inicia a Ordem das Irmãs Pobres (ou Clarissas como serão chamadas depois).
Tema: A fuga de Santa Clara
Aproximava-se a solenidade de Ramos, quando a jovem, de fervoroso coração, foi ter com o homem de Deus, Francisco de Assis, para saber e como devia fazer para mudar de vida. Ordeno-lhe o pai Francisco, que no dia da festa, bem vestida e elegante fosse receber a palma no meio da multidão e que, de noite, deixando o acampamento trocasse as alegrias mundanas pelo luto da Paixão do Senhor.
Quando chegou o Domingo, a jovem fez o que Francisco pediu. Aconteceu um oportuno presságio: os outros se apressaram a pegar os ramos, mas Clara ficou parada em seu lugar por recato, e o Pontífice desceu os degraus, aproximou-se dela e lhe colocou a palma nas mãos. De noite, dispondo-se a cumprir a ordem do santo, empreendeu a ansiada fuga em discreta companhia.
Não querendo sair pela porta habitual, com as próprias mãos abriu outra obstruída por pesados troncos e pedras, com uma força que lhe pareceu extraordinária.
E assim abandonando o lar, a cidade e os familiares, correu a Santa Maria da Porciúncula, onde os frades, que diante do altar de Deus faziam uma santa vigília, receberam com tochas a virgem Clara ( … ) Com os cabelos cortados pela mão dos frades, abandonou seus ornatos variados.
Mal a notícia chegou a seus familiares, e eles, com o coração dilacerado, reprovaram a ação e os projetos da moça. Juntaram-se e correram ao lugar para tentar conseguir o impossível. ( … ) Mas ela segurou as toalhas do altar e mostrou a cabeça tonsurada, garantindo que jamais poderiam afastá-la do serviço de Cristo.
Fontes Clarianas. Fontes históricas. Legenda Santa Clara 7-8. Pág. 34-35
ESTE ARTIGO CONTINUA
Prezadíssima Katia Lima, Saudações fraternas com votos de saúde, paz e amor. Obrigada pela sua linda mensagem e pela sua visita ao site do nosso Mosteiro. Tudo nos aproxima e torna mais presentes junto dos irmãos. Parabéns pelo vosso profissionalismo e sensibilidade revelada no Canto da Paz. Podem enviar intenções que as apresentaremos a Jesus e a Sua e nossa Mãe bendita.
Desejamos muito progresso e conforto espiritual para toda a Equipa. Abraços de fraterna amizade.
É simplesmente edificante !!! Sou devota de São Francisco de Assis e, através deste site, estou ficando mais informada a respeito deste santo tão importante para a nossa igreja.
Sou Fernanda da OFS, me sinto muito feliz em conhecer esta página e hoje estamos nos preparando para a celebração do proximo dia 11.
Olharei com mais atenção a novena e darei como sugestão para a minha fraternidade.
Obrigada!
Paz e bem
sou devota de santa clara, estou Gravida de 6 meses, e vou colocar o nome da minha filha MARIA CLARA, peço proteçao divina para meu bebe, gostaria de receber, INFORMAÇOES. GOSTEI MUITO DO ARTIGO
ESTE ARTIGO ESTA NOTA 10
Estou muito feliz em estar aqui, sou devota de Santa clara, já tive graças alcançadas por ela. Amei o artigo estou emocionada.
Amei esse artigo .