CONTINUAÇÃO
Ele anuncia uma mensagem que quer atingir a todos indistintamente, superando as antigas barreiras e divisões, não somente entre o povo eleito e outras nações, mas também no meio dos próprios judeus.
A salvação é dom de Deus, portanto, expressão de gratuidade do seu amor que, enquanto tal, não tem pistas preferenciais. Todos são potenciais destinatários desse dom e o serão efetivamente na medida em que se abrirem na disponibilidade da própria vida. João Batista visa essa abertura, convidando e solicitando a todos. Os sinais de renovação vertem exclusivamente sobre o amor ao próximo: o povo deve aprender a partilhar, os publicanos a praticarem a justiça, os soldados a tratarem com humanidade.
Não são exigidos milagres nem atitudes excepcionais para gozar do dom da salvação; apenas o correto exercício da própria profissão. É como dizer que as pessoas se santificam fazendo bem aquilo que devem fazer. Todas as profissões honestas têm uma dignidade que deve ser honrada com o próprio compromisso, cada um deve viver bem a própria vocação.
João fala com vigor do Messias, sua tarefa é apenas preparatória, preparar “um povo bem disposto” (Lc 1,17). Ele prepara o caminho para aquele que vem depois dele, o Messias. Este goza de uma dignidade que não tem comparação, expressa negativamente através da distinção entre os dois, e positivamente através do conteúdo da missão de Jesus. A distância enorme que separa João do Messias é mostrada antes de tudo com a imagem de desamarrar o cadarço das sandálias, tarefa reservada comumente ao escravo. Em seguida, o substancial aparece nos versículos seguintes, tomando como exemplo a ação do camponês que utilizava no terreiro uma espécie de pá para separar o trigo da palha. João apresenta Jesus como “o julgamento de Deus”, aquele que separa e que determina. Em termos mais simples: Jesus é o elemento discriminador e decisivo; aquele com o qual é preciso se comprometer se se quiser alcançar a salvação; recusar Jesus equivale a recusar a salvação.
(origem do Evangelho Comentado: www.miliciadaimaculada.org.br – fonte: Do livro Homilias (Temas de pregação dos padres dominicanos) Falar com Deus – meditações para cada dia do ano (Francisco Fernández Carvajal))
CLIQUE AQUI PARA ENTENDER MELHOR AS CORES USADAS NA LITURGIA
PARA SABER MUITO MAIS SOBRE O ADVENTO, CLIQUE AQUI
Eu sempre faço uma leitura de seus artigos antes da celebração do domingo. Realmente é maravilhoso, ajuda muito, completa a reunião que as quinta feiras eu e um grupo da liturgia fazemos.
obrigado.
São ótimos. Eu os utilizo para preparar as celebrações do meu ministério da eucaristia e tem me ajudado muito. Já passei o site para vários amigos. Está sendo uma bênção.
katia eu juan te desejo um natal cheio de Jesus en todas tuas atividades en frente de esta responsabidades de estar sempre mandando para nos leigos o jesus ressucitados esua Mãe Maria eu estou felis de todas as mensajen que chegou ate mi me evangelisou muitos por que mas conheço a jesus PARA BEM K QUE DIOS Y LA VIRGEN DE CAACUPE SEMPRE TE PROTEJAS A VOS E TUAS FAMILIAS