Mãe de Deus – Invocação fundamental da Virgem, Mãe do Redentor
…o Papa Bento XVI ilustrou o profundo significado desta invocação.
“Este título, que já no século III lhe era atribuído pela devoção popular, foi oficialmente confirmado em 431 pelo Concílio de Éfeso, desejando sublinhar fortemente a unidade das duas naturezas, divina e humana, na pessoa de Cristo.”
Foi a partir daí – recordou o Papa – que se desenvolveu amplamente a devoção mariana, com numerosas igrejas dedicadas à Mãe de Deus, entre as quais, aqui em Roma, a basílica de Santa Maria Maior. O título de “Mãe de Deus”, tão ligado às festas natalícias, é a invocação fundamental com que os fiéis honram a Virgem, e faz ver o nascimento de Jesus e a maternidade divina de Maria como dois aspectos do mesmo mistério da Incarnação do Verbo.
“Todos os títulos atribuídos à Virgem, assim como os privilégios da Imaculada Conceição e da Assunção, têm como fundamento a sua vocação a ser a Mãe do Redentor. Como tal, Maria é também a Mãe do Corpo de Cristo, que é a Igreja.”
Foi por isso que, durante o Concílio Vaticano II, a 21 de Novembro de 1964, Paulo VI conferiu solenemente a Maria o título de “Mãe da Igreja”, que faz com que ela seja também nossa Mãe – acrescentou ainda Bento XVI.
“Somos, portanto, convidados a considerar atentamente a importância da presença da Virgem Maria na vida da Igreja e na nossa vida pessoal, para que ela guie os nossos passos ao longo do novo ano, em que o Senhor nos concede a graça de entrar”.
(fonte: www.diocesedecampinagrande.org)
Saudações em Cristo,
“Estar sempre atento às palavras e atitudes de Maria, a Mãe de Jesus e nossa!” Viver é cuidar de si e cuidar do outro. Maria representa esse cuidado de Mãe, no doce e eterno olhar que desvenda nossa alma, que orienta caminhos numa exigencia firme e carinhosa, permeada pelo desejo sincero que permaneçamos fortes na fé que supera dificuldades e generosos na prosperidade. Maria Nossa Mãe representa a Divindade e a humanidade na pessoa de Jesus Cristo.” Abraços Fraternos
Já me habituei às vossas notícias às mensagens escritas e sons apresentados.Outro dia foi uma delícia a CRUCEM TUAM, hoje este artigo sobre a nossa Mãe do Céu.Obrigado por tudo isto. Vou enviar aos meus amigos.
Que DEUS vos abençoe. Um abraço fraterno do Mário Simões
Coimbra-Portugal
Ao ler a vossa mensagem me oferece mais conhecimento da historia sobre a nossa Mãe Maria como Mãe da Igreja. Maria é Mãe da Igreja Uno Santa e Apostoloca.É uma doutrina da fé infalivel.Que Mãe de Deus nos abençoe nesse mes Mariana. Amem.
Este artigo estar ótimo,um belo trabalho que vocês tem nos proporcionado.Parabéns á todos vocês por este belissimo artigo.
Vocês estão de parabéns por estes belíssimos artigos.Que nossa senhora derrama muitas bençãos sobre cada um de vocês. bjos.
Eu tenho que me doar como a Mãe se doou,com Seu Sim bendito.Amém.Shalom.
É uma graça de Deus haver “sites” como este, pois está muito bem concebido.
Já aprendi muito com artigos que existem nele.
Parabéns!
Que o Espírito Santo, continue a derramar os Seus Dons na vossa comunidade e Nossa Senhora Rainha do Céu Vos abençoe.
esse e um dos mandamentos de Deus