(foto: http://www.simplybaskets.com/Vintage_Woven_Buttocks_Egg_Basket.html)
O CESTO E A ÁGUA
Um discípulo chegou para seu mestre e perguntou:
– Mestre, por que devemos ler e decorar a Palavra de Deus se nós não conseguimos memorizar tudo e com o tempo acabamos esquecendo? Somos obrigados a constantemente decorar de novo o que já esquecemos.
O mestre não respondeu imediatamente ao seu discípulo. Ele ficou olhando para o horizonte por alguns minutos e depois ordenou ao discípulo:
– Pegue aquele cesto de junco, desça até o riacho, encha o cesto de água e traga até aqui.
O discípulo olhou para o cesto sujo e achou muito estranha a ordem do mestre, mas, mesmo assim, obedeceu. Pegou o cesto, desceu os cem degraus da escadaria do mosteiro até o riacho, encheu o cesto de água e começou a subir. Como o cesto era todo cheio de furos, a água foi escorrendo e quando chegou até o mestre já não restava nada.
O mestre perguntou-lhe:
– Então, meu filho, o que você aprendeu?
O discípulo olhou para o cesto vazio e disse, jocosamente:
– Aprendi que cesto de junco não segura água.
O mestre ordenou-lhe que repetisse o processo.
Quando o discípulo voltou com o cesto vazio novamente, o mestre perguntou-lhe:
– Então, meu filho, e agora, o que você aprendeu?
O discípulo novamente respondeu com sarcasmo:
– Que cesto furado não segura água.
O mestre, então, continuou ordenando que o discípulo repetisse a tarefa.
Depois da décima vez, o discípulo estava desesperadamente exausto de tanto descer e subir as escadarias.
Porém, quando o mestre lhe perguntou de novo:
– Então, meu filho, o que você aprendeu?
O discípulo, olhando para dentro do cesto, percebeu admirado:
– O cesto está limpo! Apesar de não segurar a água, a repetição constante de encher o cesto acabou por lavá-lo e deixá-lo limpo.
O mestre, por fim, concluiu:
– Não importa que você não consiga decorar todas as passagens da Bíblia que você lê, o que importa, na verdade, é que, no processo, a sua mente e a sua vida ficam limpas diante de Deus.
(autor desconhecido)
amei e quando estou pregando a palavra de Deus uso estas historinhas no momento exato e tenho tido varios resultados otimos muito obrigada e vou passar a obedecer mais o meus mestres e levvar quantas vezes ele mandar o csto da minha vida até o rio até que se purifique por inteiro.obrigado e nun ca se afastem de mim Deus guarde a todos palavras do nosso paróco.pois no final tudo dará certo.
Bem interessante a parábola “O Cesto e a Água”: certo tipo de repetição nos limpa a mente. Ora, já ouvi crítica a respeito da monótona reza do Terço, exatamente por causa da repetição das Ave Maria. Então, como já foi explicado em alguns artigos pertinentes, essa repetição na reza do Terço, embora nos possa suscitar impaciência ou até descrença e preguiça, se enquadra muito bem na citada parábola, ou seja, a repetição da pequena oração Ave Maria, torna mais limpos a nossa alma e o nosso coração. Concordam?
A vida nos ensina pouco a pouco,e com estas mensagem estou me sentindo maravilhado.
Continuem enviando estas maravilhas.
maravilhosooo , !!!!
me fez enxergar a importância de examinar as escrituras sagradas.muito obrigada mesmo de coração… um grande abraço.
MARAVILHOSO,nosso corpo precisa de vitamina alem dos alimentos cotidiano assim tambem precisamos de mensagem como essas para fortalecer nossa alma,muito bom quando um pregador usa os exemplos e mensagens,è brilho,é força na pregação.