Este período que vai do fim do Carnaval até a Semana Santa, conhecido como Quaresma pelos católicos, representa para os fiéis o preparo espiritual para a Páscoa. A época exige alguns sacrifícios e reflexão…
…De acordo com o frei Sálvio Romero, esta época é mesmo especial e a igreja a considera uma das mais importantes do ano. Segundo ele, o período é uma espécie de preparação para a Páscoa, quando Jesus Cristo ressuscitou depois de ter sido morto e crucificado.
O frei explica ainda que o sofrimento de Cristo até ressuscitar serve como referência para os católicos e que a igreja aconselha fazer alguns sacrifícios durante os 40 dias. “O recomendado é não comer carne, principalmente nas sextas-feiras, na Sexta-Feira Santa e na Quarta-Feira de Cinzas. Esta é considerada uma prática penitencial. O ato de comer carne está ligado a questão da festa, de grandes banquetes. Por isso não comer esse alimento, lembra para nós uma simplicidade na atitude do comer. É uma atitude evangélica”, explica.
Sálvio Romero ressalta que mais importante do que passar privações, é que o período seja um momento de reflexão e que o exemplo de Cristo ajude os fiéis a passar por uma mudança interior. “Quaresma é esse tempo penitencial. Três práticas essenciais para o período são a oração, a caridade e o jejum. São 40 dias para que nós possamos refletir, crescer na conversão e na abertura para Deus. É tempo também de caridade, de partilha com o irmão, de conhecer mais a palavra de Deus e de ver melhor Cristo no irmão”, comenta.
(fonte: www.g1.globo.com)
CLIQUE ABAIXO PARA APRENDER MAIS:
HINO E PARTITURAS DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2014 – BAIXE AQUI
Jejum e abstinência: o que é isso?
SEXTA-FEIRA SANTA OU SEXTA-FEIRA DA PAIXÃO
Bom dia, que Deus continue te abençoando sempre, Quaresma é tempo de reflexão de nossas vidas, de nossos atos, para mim quando chegava a quaresma não me importava tanto, hoje já é diferente sinto que tem um significado de vida de esperança, não sei se é porque estou passando por um momento dificil, não só eu como minha familia, meu querido papai passou pela uma cirurgia e deu complicações e hoje ele se encontra internardo, mas Graças a Deus já está bem estável, e eu tenho fé em Deus que ela vai sair são e curado com a graça de Deus, mas Graças a Deus isso tudo nos aproximou mais de Deus, principalmente a mim, estava sem fé, andando por caminhos errado, e Deus me me mostrou que mesmo no sofrimento ele está conosco, e hoje me sinto mais forte, esperançosa, e sinto Deus agindo em mim e em minha familia.