“153 grandes peixes…”
O Evangelista São João diz que foram pescados “cento e cinquenta e três grandes peixes”. Confira abaixo:
EVANGELHO Segundo São João – Jo 21,11 – “Depois disso, tornou Jesus a manifestar-se aos seus discípulos junto ao lago de Tiberíades. Manifestou-se deste modo: Estavam juntos Simão Pedro, Tomé (chamado Dídimo), Natanael (que era de Caná da Galiléia), os filhos de Zebedeu e outros dois dos seus discípulos. Disse-lhes Simão Pedro: Vou pescar. Responderam-lhe eles: Também nós vamos contigo. Partiram e entraram na barca. Naquela noite, porém, nada apanharam. Chegada a manhã, Jesus estava na praia. Todavia, os discípulos não o reconheceram. Perguntou-lhes Jesus: Amigos, não tendes acaso alguma coisa para comer? Não, responderam-lhe…
…Disse-lhes ele: Lançai a rede ao lado direito da barca e achareis. Lançaram-na, e já não podiam arrastá-la por causa da grande quantidade de peixes. Então aquele discípulo, que Jesus amava, disse a Pedro: É o Senhor! Quando Simão Pedro ouviu dizer que era o Senhor, cingiu-se com a túnica (porque estava nu) e lançou-se às águas. Os outros discípulos vieram na barca, arrastando a rede dos peixes (pois não estavam longe da terra, senão cerca de duzentos côvados). Ao saltarem em terra, viram umas brasas preparadas e um peixe em cima delas, e pão. Disse-lhes Jesus: Trazei aqui alguns dos peixes que agora apanhastes. Subiu Simão Pedro e puxou a rede para a terra, cheia de cento e cinqüenta e três peixes grandes. Apesar de serem tantos, a rede não se rompeu. Disse-lhes Jesus: Vinde, comei. Nenhum dos discípulos ousou perguntar-lhe: Quem és tu?, pois bem sabiam que era o Senhor. Jesus aproximou-se, tomou o pão e lhos deu, e do mesmo modo o peixe. Era esta já a terceira vez que Jesus se manifestava aos seus discípulos, depois de ter ressuscitado.”
Este é o dado que temos. Aí começa a luta pela interpretação.
Em primeiro lugar, não existe problema nenhum em aceitar esse número, dito por São João, que foi pescador, e estava acostumado a contar quantos peixes haviam sido pescados…
Existem muitíssimas tentativas de conhecer o significado supostamente alegórico ou espiritual do número 153.
Tudo começa com São Jerônimo, o grande biblista, que disse que um estudioso grego, chamado Oppiano, em sua obra chamada “Halieutica”, teria escrito que havia 153 espécies de peixes conhecidas na época de Jesus. O problema é que atualmente nessa obra não consta esta informação. Talvez tenha sido problema de copistas.
Em segundo lugar, o número 153 de peixes poderia significar “a igreja do amor”.
Escrito em hebraico seria mais ou menos assim: qahal ha’ahabah. Cada consoante corresponde a um número.
Assim:
q = 100;
h (hei) = 5;
l = 30;
h(hei) = 5;
a(alef) = 1;
h(hei) = 5;
b = 2;
h (hei) = 5.
SOMANDO DÁ: 153
Podemos perguntar: – Mas quem disse que São João estava pensando nesses significados? Em todo o caso, estes questionamentos nos ensinam a aprender um pouco mais sobre a Bíblia.
Em terceiro lugar, teríamos um outro significado, vendo o número 153 como triangular de 17. Quer dizer:
3 X 17 = 51;
51 X 3 = 153
O número 17 estaria composto dos números 10 e 7;
O número 10 representa a PERFEIÇÃO;
O número 7 representa a TOTALIDADE;
O número 3 seria o símbolo de Deus.
Nesse caso, a Igreja seria justamente a totalidade e a perfeição, isto é, católica.
…………………………
(Observação do Canto da Paz: O que é um número triangular? É todo número que é a soma de uma seqüência a partir do número 1. Por exemplo:
Se somarmos 1 + 2 + 3 + … até o número 17, teremos o número 153. Por isso dizemos que 153 é o triangular de 17.
…………………………
Em quarto lugar, outros estudiosos observam o número 50, que representaria a comunidade ou as suas lideranças (partindo dos chamados grupos de 50 em João 6,53-58) multiplicados pela presença de Deus e mais as três pessoas divinas: 50 X 3 + 3.
O número 3 seria o símbolo da divindade, conforme Gênesis 18,2 (os três homens que representam Deus) e Isaías 6,3 (santo, santo, santo). Neste caso, a Igreja seria formada de grupos animados pela presença de Deus.
Concluindo, a imaginação pode pensar em muitas outras coisas. Mas a fé católica é construída com realidades que existem e não com subjetividade. Tudo que há na doutrina católica é real, verdadeiro, confirmado.
(fonte: https://blogdopadrealdo.wordpress.com/ – autor: Padre Aldo – O texto sofreu pequenas correções para uma maior clareza, sem alterar o seu significado)
PARA ENTENDER MAIS:
SIGNIFICADO DOS NÚMEROS NA BÍBLIA
Para mim acho válido, pois tudo é um aprendizado., Para honra e Glória do Senhor.
Depois de um tempo, ele revelou que o valor numérico hebraico de 153 é “ANI ELOHIM”, que significa “EU SOU DEUS”.
M(40) I(10) H(5) O(6) L(30) E(1) I(10) N(50) A(1)
Lendo da direita para a esquerda = 153.
Para mim, seria o numero de nacoes que poderiam haver naquela epoca , pelas quais os apostolos estariam sugestionados a percorrer, no sentido de levar e divulgar a palavra de JESUS, evangelizando indistintamente, a todos os irmaos.
Romântico, belo, mas incorreto.
153 em hebraico é קנג
Quf
Num
Guimmel
Investigue a origem das letras e veja os pictogramas…