No final deste artigo: sugestão de folheto a ser utilizado.
CONVOCAÇÃO DO PAPA PARA TODOS OS CATÓLICOS E CONVITE AOS NÃO-CATÓLICOS DO MUNDO.
DIA DE JEJUM E ORAÇÃO PELA PAZ – 23 DE FEVEREIRO DE 2018 – SEXTA-FEIRA.
1) COMO FAZER O JEJUM?
Jejum da Igreja – assim é chamado o tipo de jejum prescrito para toda a Igreja e que, por isso, é extremamente simples, podendo ser feito por qualquer pessoa. Alguém poderia pensar que esse seja um jejum relaxado ou que nem seja realmente jejum, porque ele é muito fácil. Mas não é bem assim. Esse modo de jejuar vem da Tradição da Igreja e pode ser praticado por todos sem exceção, sendo esse o motivo porque é prescrito a toda a Igreja.
O básico desse tipo de jejum é que você tome o café da manhã normalmente e depois faça apenas uma refeição completa – almoçar ou jantar -, a depender dos seus hábitos, de sua saúde e de seu trabalho. A outra refeição, a que você não vai fazer, será substituída por um lanche simples, de acordo com as suas necessidades. Dessa maneira, por exemplo, se você escolher o almoço para fazer a refeição completa, no jantar faça um lanche que lhe dê condições de passar o resto da noite sem fome. O conceito de jejum não exige que você passe fome.
2) QUEM DEVE FAZER O JEJUM?
O jejum é obrigatório para todos os católicos apenas na Quarta-Feira de Cinzas e na Sexta-Feira Santa para quem tem de 18 a 59 anos de idade. Quem estiver fora desta faixa de idade, está dispensado de fazê-lo. A doença também dispensa, mas é sempre bom dar uma palavrinha com o padre a este respeito. “Muitas pessoas não jejuam porque não sabem fazê-lo. Imaginam que jejuar seja uma coisa muito difícil e dolorosa que elas não vão conseguir fazer.
Se você já passou dos 59 anos e se sente capaz de jejuar, sem prejudicar a sua saúde, então pode fazê-lo, mas não é obrigado a isto.
No dia 23 de fevereiro o Papa faz uma convocação de jejum e oração pela Paz no mundo aos católicos; não existe obrigação. Mas, aqueles que se sentem capazes, devem acompanhar o Santo Padre neste gesto.
ARTIGO DA ARQUIDIOCESE DO RIO DE JANEIRO
” “E agora um anúncio: diante da trágica continuação de situações de conflito em diversas partes do mundo, convido todos os fiéis a um Dia Especial de Oração e Jejum pela Paz em 23 de fevereiro, sexta-feira da Primeira Semana da Quaresma”.
“O ofereceremos, em particular, pelas populações da República Democrática do Congo e do Sudão do Sul. Como em outras ocasiões similares, convido também os irmãos e irmãs não católicos e não cristãos para se associarem a esta iniciativa nas modalidades que considerarem mais oportunas, mas todos juntos”.
O Santo Padre recordou que “o nosso Pai Celeste escuta sempre os seus filhos que gritam a Ele na dor e na angústia, “cura os corações feridos e enfaixa suas feridas””.
O pontífice dirigiu um apelo para que também cada um de nós ouça este grito e que cada um, diante de Deus, pergunte na própria consciência: “O que eu posso fazer pela paz?”:
“Certamente podemos rezar, mas não só. Cada um pode dizer concretamente ‘não’ à violência naquilo que depender dele ou dela. Porque as vitórias obtidas com a violência são falsas vitórias; enquanto trabalhar pela paz faz bem a todos!”
PROGRAMAÇÃO COM TRANSMISSÃO AO VIVO PELA RÁDIO CATEDRAL – RIO DE JANEIRO – BRASIL
23/02/18 – Dia de Jejum e Oração pela Paz:
07h – Missa presidida por Dom Orani João Tempesta – Paróquia Santa Rita, no Centro
11h – Terço Mariano com Dom Orani João Tempesta, no Largo da Carioca
15h – Terço da Misericórdia – Paróquia Nossa Senhora da Paz, em Ipanema
20h – Hora Santa – Paróquia Pai Eterno e São José, na Cidade de Deus
Se você puder, compareça pessoalmente a um destes eventos!!!
BAIXE O FOLHETO PARA O DIA 23/02/18
Folheto preparado pela Coordenação de Pastoral da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro ”
(fonte do texto entre aspas: Arquidiocese do Rio de Janeiro)
#23DeFevereiro2018JejumOração
#23DeFevereiro2018JejumOraçãoCantoDaPaz
Deixe uma resposta