O PAPA NÃO SABE PARA QUEM TORCER
(O Papa recebendo o jogador Messi)
O Papa Francisco recebeu nesta semana os jogadores Lionel Messi, da seleção argentina, e Gianluigi Buffon, goleiro da seleção italiana. Por isso, saiu uma nota no site www.publico.pt, como segue:
"O papa Francisco recebeu hoje em audiência privada no Vaticano as seleções de futebol de Itália e da Argentina, que na quinta-feira disputam em Roma um amistoso em honra do primeiro pontífice argentino e latino-americano da história.
Perante as dezenas de diretores e jogadores de ambos as seleções, entre eles Lionel Messi, o Papa Jorge Mario Bergoglio, ex-arcebispo de Buenos Aires e torcedor assumido da equipa argentina do San Lorenzo de Almagro, apelou a que os jogadores deem o exemplo à sociedade, dentro e fora de campo.
(O Papa quando Cardeal e torcedor do San Lorenzo)
(a carteirinha de sócio do Papa quando Cardeal)
"Vocês, queridos jogadores, sois muito populares. As pessoas seguem-vos muito, não apenas quando estais sobre o terreno de jogo, como também quando estais fora. É uma responsabilidade social", acrescentou o papa, para quem no futebol impera a "camaradagem".
No futebol, sublinhou, não há lugar para o "individualismo" e sim para a "coordenação da equipe".
O papa, que apelou para o fim de qualquer "discriminação" nos estádios de futebol, também instou a que o futebol, por muito que se tenha tornado um negócio, nunca perca o seu caráter desportivo.
"Será um pouco difícil para mim, torcer por uma ou por outra (seleção), mas por sorte este será um jogo amigável. E que seja verdadeiramente assim é o que vos peço", disse o sumo pontífice às duas delegações na Sala Clementina do Palácio Apostólico do Vaticano."
(O Papa recebe a flâmula do San Lorenzo, na favela de Varginha, Rio de Janeiro, Brasil, durante a Jornada Mundial da Juventude 2013)
(fonte do texto entre aspas: www.publico.pt – o texto foi traduzido para o Português do Brasil)
Deixe uma resposta