Iniciamos, nesta noite, com a missa da tarde da Ceia do Senhor o Tríduo pascal: a celebração da morte e da ressurreição do Senhor. Somos convidados a acompanhar Jesus nos momentos derradeiros de sua vida terrena e “revestir-nos dos mesmos sentimentos de Cristo” ao reviver os mistérios centrais de nossa fé
O centro da celebração da Quinta-Feira Santa é a instituição da Eucaristia e do sacerdócio ministerial e o novo mandamento do amor que Jesus deu aos seus discípulos.
São João, o autor do quarto evangelho, não narra a instituição da Eucaristia, provavelmente, porque os outros três evangelhos e São Paulo já o haviam feito e, além do mais, quando João escreveu o seu evangelho no final do primeiro século, a celebração da eucaristia já era corrente nas comunidades cristãs.
Sabemos pelos evangelhos sinóticos e pela primeira carta de Paulo aos coríntios que escutamos há pouco que, na noite, antes de sua Paixão, Jesus instituiu a Eucaristia. “O Senhor Jesus tomou o pão e depois de dar graças, partiu-o e disse: Isto é o meu corpo que é dado por vós. Fazei isto em minha memória”. Depois da ceia, tomou o cálice e disse: “Este cálice é a nova aliança em meu sangue. Todas as vezes que dele beberdes, fazei isto em minha memória”.
Jesus instituiu a Eucaristia, que é o sacramento, o memorial perpétuo das maravilhas de Deus realizadas por seu Filho Jesus. Jesus dá um sentido totalmente novo a páscoa judaica que ele celebrou com os seus discípulos, na noite, antes de ser entregue. A Páscoa judaica, como escutamos na primeira leitura do livro do Êxodo, é o memorial, isto é, a atualização da libertação do povo de Israel da escravidão do Egito.
Na ceia, Jesus antecipa nos sinais do pão e do vinho o seu sacrifício e a entrega que ele fará no dia seguinte. O pão e o vinho são um sinal real e eficaz de Jesus que se entrega à morte para a salvação de todos num ato extremo de amor e de solidariedade para com a humanidade. É a nova e eterna aliança de Deus com a humanidade, selada no seu sangue.
Por duas vezes, Paulo cita as palavras de Jesus: “Fazei isto em memória de mim”. Jesus ordena, portanto, aos seus discípulos, constituindo-os sacerdotes do Novo Testamento e àqueles que na Igreja participariam ministerialmente do seu sacerdócio pela ordenação que repetissem essas suas palavras, esse seu gesto de geração em geração, até a sua volta.
Agradeçamos a Jesus a instituição da Eucaristia, memorial, atualização do sacrifício da cruz, presença salvífica de Jesus em nosso meio, alimento espiritual e garantia de vida eterna. Rezemos pelos nossos sacerdotes e pelas vocações sacerdotais para que não nos falte santos qualificados e numerosos ministros para anunciar a Palavra de Deus, administrar os sacramentos e servir o povo de Deus.
No lugar da instituição da Eucaristia, São João narra a cena do Lava-pés.
Durante a ceia com seus discípulos, “Jesus levantou-se da mesa, tirou o manto, pegou uma toalha e amarrou-a na cintura. Derramou água numa bacia e começou a lavar os pés dos discípulos, enxugando-os com a toalha com que estava cingido. Dei-vos o exemplo, para que façais a mesma coisa que eu fiz”. Participar da Eucaristia, comungar o corpo e o sangue de Cristo, é comprometer-se a fazer da própria vida uma entrega fraterna e solidária aos nossos irmãos, especialmente, aos mais necessitados, os enfermos, os pobres, as pessoas com deficiência, os anciãos, as crianças. É importante que ao procurarmos ajudar os outros, contribuamos para que aqueles que ajudamos sejam sujeitos de sua própria promoção e não só destinatários de mera assistência, de simples ajuda. Dessa forma, estaremos colaborando para a promoção das pessoas e evitando o perigo de continuar perpetuando a desigualdade social.
Dom Raymundo Damasceno Assis – Arcebispo Metropolitano de Aparecida – SP
LEIA MAIS SOBRE A SEMANA SANTA NA BARRA LATERAL DO SITE
Achei legal, as acho que precisa de + informações
Nunca existiu e nem existira um amor igual a este jesus com sua vida nos salvou para nos dar a vida eterna com o Pai ,mas o que nos damos em troca muitas vezes pagamos o BEM com o MAL;
Muito legal. gostei muito.
Gostei da Forma em ke foi explikado… Foi uma Forma em ke nunca parei pra perceber …muito bom adoreii …
adorei + ACHO q precisa de ++++++ informaçoes. ok + adorei rssr !!! ass:lucy e artuh
Achei muito Completo!
principalmente na parte que menciona sobre o Sacerdócio Ministerial.
linnndoooo!
perfeito…
Jesus realmente pensou em tudo,pensou no povo de Deus.
Tbm fazendo sacerdotes pra nos ajudar no caminho que nos leva a Salvação.
Paz e Bem!
Adorei este site e as explicações…
Sou catequista e sempre busco…
Gostaria de saber mais sobre: ervas amargas, pão ázimo, santos oleos, benção do fogo, velas do candelábro etc.
Ficam com Deus.
bom…fla de tdu q eu keriia….maaaiiis as vezes….noos nunca damoos a reconpensa dele…por ele teer nos salvaado
mais eu ameeei o siteee
Amo quinta-feira santa! Aliás a semana santa em seu todo! Sou regente de coro em minha Paroquia, aguardo ansiosamente a cada ano essa semana, adoro as musicas desses dias, e que pelo fato de serem cantadas uma vez por ano as tornam mais belas ainda. É realmente surpreendente o brilho qua a cobre. Celebramos em poucos dias o mistério de nossa vida: paixão, morte e ressusrreição de Cristo!
amei todos os artigos muito bom,gostaria de estar sempre,aprendendo mais e esses artigos so nos enriquecem.muito obrigado.
Dom,Raimundo Damasceno. Só uma pessoa com tanta sabedoria e estudo,poderia esta nos propocionando estas maravilhas que faz chegar em nosso lar.
Obrigado…!
gostei muito, pois foi enriquecimento para minha fé.
grato pelas informaçoes que me dais em todods os momentos liturgicos. estou muito feliz por este serviço caritativo. estou sempre ligado a vós no caminho à pascoa.
achei muito bom meus parabens
gostei imenso pois esta pagina ajudou-me imenso….. continuem assim pois estão a ajudar muita gente a conhecer melhor sobre a semana santa…..
queria pedir-vós q metessem também algumas leituras biblicas………
Não conhecia esse site ainda! Mas agora passarei sempre por aqui. Obrigada por me ajudarem a esclarecer minhas dúvidas. Muuito bom!
Jesus instituiu a Eucaristia,depois foi para Jerusalém,sofreu,morreu,pra que todos viéssemos crêr Nele,por isso que falou que o véu se rasgou pelo meio.AMÉM.SHALOM.
ha é muito bom pq apenas em uma pagina eu tive o q eu queria e ,é muito mais simples e rápido por isso eu te aconselho a visitar esse site vc vai adorar pois a vida de jesus é sempre boa apesar de ter sofrido muito por nós .
gostei muito espero q vc tambem goste
É instrutivo, nos conduz a fazer a vigilia da 5ª feira com segurança.
Gostaria de sempre contar com textos claros e verdadeiros da Igreja com a finalidade de passar aos outros tanta riqueza e abastecer cada dia nossa Fé. PARABÉNS. ABIGAIL
GOSTEI muito ajuda bastante no nosso dia dia.
Muito boa explicação sobre o mistério que celebramos nesta quinta feira. `e uma forma de conscientizar as pessoas e prepara-las para maior vivência deste grande mistério de amor do Senhor Jesus por nós. Fico feliz e agradeço.
é
d
+
m
e
s
m
o
Eu achei muito bonito
desculpe por estar nesta sua pagina, com um lindo conteudo ,pois estou querendo urgente um maestro para minha igreja nossa senhora do rosário em são paulo queremos montar um lindo coral com musicos para glorificar o nome das nossa paroquia
Estas digas constituem uma abertura total do meu coracao. Formam-me uma consciencia madura no cristianismo.
muito bom!!
bem detalhado, fese de entender!!!
muito bom!
me ajudou em entender a instituição da Eucarestia.
Gostei muito pois me ajuda na preparação das celebrações que presido nas comunidades.
Obrigado e meu Abraço a toda equipe
achei muito importante para a catequese!
obrigada,
marlene
Muito bom
eu acho muito enteresante quanto fala sobre Jesus
Quanto mais aprendemos sobre Jesus, mais reconhecemos a grandiosidade do Pai. Parabéns pela valiosíssima informação.
eu quero saber qual o sacramento que jesus instituiu voces podem me responder?