SÃO SILVESTRE: UM SANTO OU UM MARATONISTA?
Todos conhecem, pelo menos aqui no Brasil, a famosa corrida de São Silvestre, realizada sempre no dia 31 de dezembro em São Paulo, onde participam maratonistas do mundo todo.
Por isso, nossa pergunta para você é a seguinte: São Silvestre foi um santo ou um maratonista? Ou foi os dois? Pense um pouco e responda.
Bem, São Silvestre não foi nenhum corredor ou maratonista. Ele foi papa, paralelamente ao governo do imperador Constantino, nesse período, formou-se uma organização eclesiástica, que duraria vários séculos.
Foi o imperador Constantino, porém, que autorizou a construção de uma grande basílica em honra de São Pedro, sobre a colina do Vaticano, após ter destruído, ou parcialmente recoberto de terra um cemitério pagão, descoberto pelas escavações, feitas a pedido de Pio XII em 1939.
Entretanto, foi a harmonia entre Constantino e o papa Silvestre, que puderam ser construídas duas importantes basílicas romanas, uma em honra a São Paulo na via Ostiense e a outra em honra a São João.
São Silvestre faleceu no ano de 335.
O nome da corrida realizada em São Paulo ser São Silvestre se deve ao fato apenas dela acontecer no dia em que comemoramos o santo, ou seja, o dia 31 de dezembro.
São Silvestre, rogai por nós!
Olá! Gostei muito de saber mais sobre São Silvestre e especialmente a origem da denominação da corrida. Valeu!
Vamos ser que nem são silvestre (a maratona) correr pra Deus, aposto que São Silvestre correu muito pra chegar em Deus. Amém. Shalom.
Prezados amigos organizadores, achei ótimo seu artigo, no entanto, gostaria de pedir-lhe a gentileza de, ao contrário de todos os outros, tentar informar sobre o seu nascimento, tal como, data, cidade, pais, (pai rufinus), infancia, estudos, enfim, mais informações sobre o homem.
Tal solicitação prende-se ao fato de todas a informaçõe disponíveis girarem em torno de seu pontificado, carecendo de uma abordagem mais aprofundado do homem que tão bem soube conduzir seu pontificado, o que sugere ter sido alguem bem preparado.
Portanto, faz-se necessário conhecer-se melhor o homem para melhor se compreender o pontífice.
Antecipadamente agradeço a gentileza, se possível via contato pessoal pelo e-mail acima e, pela desafiadora pesquisa.
Cordialmente: Silvestre Filho.
(Parabéns por oferecer este espaço para contato)