O VESTIDO DE NOIVA E O BATISMO
Você sabe porque a noiva se veste de branco? Responda em voz alta. Se você respondeu que é sinal de virgindade, lamento lhe informar que errou!!! Este significado do vestido de noiva branco é muito divulgado, porém não é correto.
O Casamento ou Matrimõnio é um dos sete sacramentos da Igreja Católica (Batismo, Penitência (Confissão), Eucaristia, Crisma, Matrimônio (Casamento), Ordem (Ordenação de Bispos, Sacerdotes e Diáconos) e Unção dos Enfermos).
O primeiro Sacramento que o católico recebe é o Batismo, também, por isso, conhecido como Sacramento da Iniciação Cristã. Assim, o Casamento é a continuação do Batismo. Nele – aqui neste caso em que estamos falando do branco do vestido -, a noiva está dando continuidade aos compromissos assumidos pelos padrinhos no Batismo, levando à realização a sua vocação específica para o matrimônio, para a formação de uma família. É como que uma continuação da veste batismal branca.
"O sacramento do Matrimônio que retoma e especifica a graça santificante do Batismo, é a fonte própria e o meio natural de santificação para os cônjuges. Em virtude da morte e ressurreição de Cristo, dentro do qual se insere novamente o matrimônio cristão, o amor conjugal é purificado e santificado: ´O Senhor dignou-se sanar, aperfeiçoar e elevar este amor com um dom especial de graça e caridade´. O dom de Jesus Cristo não se esgota na celebração do matrimônio, mas acompanha os cônjuges ao longo de toda existência." (http://www.vidacatolica.com.br)
A maioria de nós também desconhece o signficado do véu da noiva. "Hijab (véu), quer dizer, em árabe, ´o que separa duas coisas´. O véu da noiva significa separar-se da vida de solteira, para entrar em uma nova vida; a de esposa." (http://www.portalsaofrancisco.com.br)
Há muitos e muitos anos atrás, quem levantava o véu da noiva era a mãe da noiva, com o siginificado de apresentá-la para uma nova realidade de intimidade com o futuro esposo. Retirava-se, assim, qualquer barreira entre a vida anterior de solteira e a vida presente de casada. A noiva era como que introduzida em um novo mundo, sendo retirado tudo o que a separava desta realidade. Com o passar do tempo, coube ao noivo levantar o véu de sua noiva, no final da Celebração do Matrimônio.
Quanto ao buquê da noiva, aqui citamos apenas o de flor de laranjeira, que, aí sim, significa a virgindade e a pureza da noiva.
Gostou do artigo? comente-o abaixo.
profundo artigo – bem claro e lindamente explicado
Sobre o buquê das noivas, sei que na França, onde os nobres não se higienizavam com banhos, o buquê de flores foi uma prática para disfarçar o mau cheiro das noivas. Não é nada romântico, mas é histórico.
Interessante a questão da cor branca, desconhecia esta interpretação.
obrigado
Achei muito interessante o significado/ interpretação do veu/ vestido/ buquê de lanjeira das noivas, é algo que deveria ser mais divulgado.
Acredito que tenham mais significados…..ou o correto é esse?
De qualquer forma serei uma das pessoas que irá divulgar com certeza.
interessante e esclarecedor este artigo
MUITO BOM O TEXTO. GOSTEI MUITO.