CONTINUAÇÃO
HOMILIA DO III DOMINGO DO ADVENTO
Neste Domingo, o deserto e o descampado são convidados à alegria; as mãos fatigadas, os joelhos vacilantes e os corações perturbados são estimulados à coragem, porque
Aí está o vosso Deus:
vem para fazer justiça e dar a recompensa.
Ele próprio vem salvar-nos. (I Leitura = Is 35,1-6a.10)
A acção do nosso “goel” é descrita no Salmo Responsorial, enquanto o invocamos:
Vinde salvar-nos, Senhor!
O Senhor faz justiça aos oprimidos,
dá pão aos que têm fome
e a liberdade aos cativos.
O Senhor ilumina os olhos dos cegos,
o Senhor levanta os abatidos,
o Senhor ama os justos.
O Senhor protege os peregrinos,
ampara o órfão e a viúva
e entrava o caminho aos pecadores.
O Senhor reina eternamente.
Repare-se nas áreas de intervenção de Deus, que não se limitam ao espiritual; e (talvez em partilha de grupo) sublinhem-se os verbos activos com que essa intervenção é descrita, de forma quase progressiva e ascendente: faz, dá, ilumina, levanta, ama, protege, ampara, entrava, reina (Sl 146).
Tiago, na II Leitura (hoje não é Paulo) exorta os cristãos a imitar o coração de Deus, esperando com paciência a vinda do Senhor.
Para isso, sugere-nos aprender com o agricultor que espera pacientemente o precioso fruto da terra e a tomar como modelos de sofrimento e de paciência os profetas, que falaram em nome do Senhor.
E conclui:
Sede pacientes, vós também, e fortalecei os vossos corações… Não vos queixeis uns dos outros, a fim de não serdes julgados.
Na Aclamação ao Evangelho, o anúncio feito por Isaías no I Domingo aparece-nos realizado em Jesus de Nazaré:
O Espírito do Senhor está sobre mim:
enviou-me a anunciar a Boa-Nova aos pobres (ver Is 61; Lc 4,48).
E o Evangelho mostra o próprio Jesus em acção, a realizar esse mandato do Espírito e a apresentar o cumprimento de outra profecia como prova de ser Ele Aquele que há-de vir (Mt 11,2-11):
Os cegos vêem, os coxos andam, os leprosos são curados, os surdos ouvem, os mortos ressuscitam
e a Boa-Nova é anunciada aos pobres. (Is 29,18ss; 35,5ss; 61,1).
Temos aqui um sumário do que foi o projecto histórico de Jesus e que Mateus apresentará, sobretudo, no Tempo Comum.
(O texto está em português de Portugal – fonte: www.capuchinhos.org – autor: Frei Lopes Morgado, ofm cap)
GOSTARIA DE SABER QUAL A VELA QUE SE ACENDE NO: I DOMINGO DO ADVENTO, II DOMINGO DO ADVENTO, III DOMINGO DO ADVENTO, IV DOMINGO DO ADVENTO.
As velas roxas no I, II e IV Domingos do Advento, a vela rosa no III Domingo do Advento, que é o Domingo da Alegria. O rosa é uma cor intermediária entre o roxo da penitência do Advento e o branco do Natal. Por último, a vela branca no Natal.
Quando acendo a 1ª vela no domingo tenho que deixa-la acesa até o proximo domingo? Em caso afirmativo, a vela seria de setimo dia? ou faço as oraçoes em familia e depois apago e acendo no proximo domingo? Atenciosamente…
**** Elma, na segunda semana você acende a primeira vela novamente e a segunda vela. Na terceira semana, acende a primeira, a segunda e a terceira e assim por diante. É bom escolher sempre uma vela mais grossa porque terá mantê-la acesa por vários minutos. Assim, durará um pouco mais. Abraços. ****
achei maravilhoso essa linda historia do advento…
Muito obrigado pelo esclarecimento. Ontem à noite fomos à Missa em nossa paróquia e para surpresa nossa a coroa do advento estava exatamente como a imagem acima. Nos questionamos e ficamos curiosos pq. 3 velas roxas e mais ainda uma 5ª vela no centro, se para nós a coroa do advento tinha apenas 4 velas.
Gostei muito do artigo sobre o advento, embora tenha lido em alguns artigos sobre as cores das velas e diz que a 1 é roxa 2 vermelha 3 branca e 4 verde qual é o significado?
eu amei esse texto pois fala de coisas muito interessante
eu queria saber o que é advento?
Gostaria de saber quais musicas devem ser usadas no tempo do advento quando a igreja católica não é renovada é tradicional?
Achei muito interessante a matéria sobre o “advento”. É muito importante para todos nós católicos nos inteirarnos sobre o nosso calendário litúrgico.
Parabéns!
gostei do site, precisamos de coisas liturgicas na internet, católicas. Capuchinhos estão de parabéns.
Parabens, amei este maravilhoso trabalho. Louvado Seja Nosso Senhor Jesus Cristo.
estou com duvidas sobre as cores da coroa do advento,quero saber se é a roxa,vermelha,rosa e verde. ou se a coroa tem outras cores.
gostei muito.
esta facil de uma boa reflexão.
obrigada por poder parilhar estas palavras maravilhosas.
Parabens.
Mariete.
gostei muito do artigo; obrigada!
Muito in teressante e dinâmico.
Uma forma simples e prática de evangelizar.
Parabéns pelos site.
Um grande abraçi,
Astarute Ferreira
Amei a sugestõa das velas, sou catequista e animadora da minha comunidade Nossa Senhora do Perpètuo Socorro na Diocese de Alagoinhas,Bahia sempre preparo a coroa do advento e o que é interessante que nunca colco três velas iguais,coloco 4 mais de cores diferente. Amei este artigo e parabens pela equipe.Feliz Natal.
Amei, achei explicativo e apesar da singeleza foi de uma luz de fé muito grande…importante para meu aprendizado. Parabéns!
qual é a ordem das cores
1° domingo cor ….
2° domingo cor ….
3° domingo cor ….
4° domingo cor ….
qual é a ordem das cores
1° domingo cor ….
2° domingo cor ….
3° domingo cor ….
4° domingo cor ….
CANTO DA PAZ – Obrigada a todos pelos seus comentários.
Márcia, o tempo de preparação para o Natal é o Advento que são quatro domingos, sendo o terceiro domingo do advento, o Domingo Gaudete. Em todos os domingos usa-se o roxo. No Domingo Gaudete usa-se o rosa e no Natal e tempo de Natal, o branco.
Gostaria que nos esclarecessem a respeito das cores das velas do advento na Igreja, pois aqui a primeira a ser acesa foi a roxa e as outras cores q colocaram na coroa do advento foram vermelha, verde e branca. Qual será a próxima sequência a ser acesa?