Por que Santo Antonio tem fama de casamenteiro?
Santo Antonio é o santo mais popular do Brasil. Conta a lenda que certo dia ele ajudou uma pobre moça a se casar. Ela não tinha dinheiro para apresentar como dote, a fim de que pudesse se casar. Então, Santo Antonio disse-lhe que tivesse fé e logo surgiram, milagrosamente, moedas de ouro e a moça realizou o seu sonho.
Este santo também é invocado para achar objetos perdidos.
Por que existe o "pão de Santo Antonio" ou o "pão dos pobres"?
Santo Antonio, que era frade franciscano ajudava sempre os pobres e todos os dias distribuia alimento aos que passavam fome. É por isso que em vários lugares existe o costume de seus devotos distribuirem alimentos e pães para ajudar os mais carentes. No dia da festa do santo acontece também a distribuição dos pãezinhos. Muitas pessoas os colocam dentro dos potes de farinha ou de algum outro alimento, presente na despensa, para que nunca falte a comida em suas casas.
No dia 31 de maio de 2008 começa a trezena (treze dias de orações) de Santo Antonio. Celebraremos o dia de Santo Antonio no dia 13 de junho. No final deste artigo ofereceremos algumas preces para que você possa utilizar.
O Dia dos Namorados, tratado em muitos países como Dia de São Valentim, é uma data comemorativa na qual se celebra o amor dos casais de namorados, quando é comum a troca de cartões com mensagens românticas e presentes com simbolismo de mesmo intuito, tais como as tradicionais caixas de bombons em formato de coração.
No Brasil, a data é comemorada no dia 12 de Junho, já em Portugal, a data é celebrada em seu dia mais tradicional: 14 de Fevereiro.
A história do Dia de São Valentim remonta um obscuro dia de jejum já tido em homenagem a São Valentim. A associação com o amor romântico chega depois do final da Idade Média, durante o qual o conceito de amor romântico foi formulado.
O dia é hoje muito associado com a troca mútua de recados de amor em forma de objetos simbólicos. Símbolos modernos incluem a silhueta de um coração e a figura de um cupido com asas. Iniciada no século XIX, a prática de recados manuscritos deu lugar à troca de cartões de felicitação.
Estima-se que aproximadamente um bilhão de cartões com mensagens românticas são mandados a cada ano, tornando esse dia um dos mais lucrativos do ano. Também se estima que as mulheres comprem aproximadamente 85% de todos os presentes no Brasil.
Durante o governo do imperador Caldeus II, este proibiu a realização de casamentos em seu reino, com o objetivo de formar um grande e poderoso exército. Caldeu acreditava que os jovens se não tivessem família, se alistariam com maior facilidade. No entanto, um bispo romano continuou a celebrar casamentos, mesmo com a proibição do imperador. Seu nome era Valentim e as cerimônias eram realizadas em segredo. A prática foi descoberta e Valentim foi preso e condenado à morte. Enquanto estava preso, muitos jovens jogavam flores e bilhetes dizendo que os jovens ainda acreditavam no amor. Valentim foi decapitado em 14 de Fevereiro de 270 d.C.
Data no Brasil
No Brasil, a data é comemorada no dia 12 de junho por ser véspera do 13 de junho, Dia de Santo Antônio, santo português com tradição de casamenteiro, provavelmente devido suas pregações a respeito da importância da união familiar.
A data foi criada pelo comércio paulista e depois assumida por todo o comércio brasileiro para reproduzir o mesmo efeito do Dia de São Valentim, equivalente nos países do hemisfério norte, para incentivar a troca de presentes entre os "apaixonados".
A seguir colocamos uma interessante contribuição do internauta Alex A. Borges, de Minas Gerais, Patos de Minas, Brasil, a respeito de Santo Antonio, que aparecerá entre aspas. Logo em seguida, você encontrará orações dirigidas ao santo.
"Quanto ao motivo pelo qual Santo Antônio é considerado patrono dos namorados ou santo casamenteiro, o que sei é que se deve ao seguinte caso: "Em Nápoles, havia uma moça muito bonita, cuja família não podia pagar o dote para ela se casar. Certa vez, a moça – ajoelhada aos pés da imagem de Santo Antônio – pediu com fé a ajuda do Santo que, milagrosamente, lhe entregou um bilhete e disse para entregá-lo a um determinado comerciante. No bilhete, ele pedia ao comerciante que desse a ela moedas de prata equivalentes ao peso do papel. O comerciante não se importou, achando que o peso daquela folhinha era insignificante. Mas, para sua surpresa, foram necessários 400 escudos da prata para que a balança atingisse o equilíbrio. Foi nesse momento que o comerciante se recordou que outrora havia prometido 400 escudos de prata ao Santo, e nunca havia cumprido a promessa. Santo Antônio, então, viera fazer a cobrança daquele modo maravilhoso. A jovem moça pôde, assim, casar-se de acordo com o costume da época e, a partir daí, Santo Antônio recebeu – entre outras atribuíções – a de "O Santo Casamenteiro"." Não tenho certeza, mas essa história parece encontrar-se na obra Vida e milagres de Santo Antônio do Padre Fernando Tomás de Brito, da Editora Artpress, comercializado pela Livraria Petrus, que é a livraria dessa editora, cujo site é facilmente encontrado pelo google. PAZ E BEM A TODOS!"
ORAÇÕES A SANTO ANTONIO
Benção de Santo Antonio
Eis aqui a Cruz do Senhor!
Fugi, partes contrárias,
venceu o leão da tribo de Judá
e a Raiz de Davi.
Aleluia, aleluia!
Cristo vence,
Cristo reina,
Cristo manda com império,
Cristo nos defende de todo o mal.
Cristo Rei veio em paz, o Verbo se encarnou e Deus se fez homem.
Rogai por nós, Santo Antônio.
Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.
OREMOS: Ó Deus, nós vos suplicamos que a presença de Santo Antônio, vosso confessor e doutor, alegre a vossa Igreja para que, fortalecida sempre com os auxílios espirituais, mereça gozar as alegrias eternas. Por Jesus Cristo. Amém!
BÊNÇÃO DO PÃO DE SANTO ANTONIO
Senhor, Pai Santo, Deus eterno e todo-poderoso
abençoai + este pão, pela intercessão de Santo Antônio,
que por sua pregação e exemplo
distribuiu o pão da vossa Palavra aos vossos fiéis.
Este pão recorde aos que o comerem ou distribuírem com devoção,
o pão que vosso Filho multiplicou no deserto para a multidão faminta,
o Pão Eucarístico que nos dais todos os dias no mistério da Eucaristia;
e fazei que este pão nos lembre o compromisso
para com todos os nossos irmãos necessitados de alimento corporal e espiritual.
Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho,
pão vivo que desceu do céu, e dá vida e salvação ao mundo,
na unidade do Espírito Santo. Amém!
ORAÇÃO PARA QUE NÃO FALTE O PÃO
Santo Antônio, amigo dos pobres,
peço-te a graça de nunca faltar pão e alimento em nossa mesa.
Prometo-lhe, por minha vez, olhar sempre para os mais necessitados,
repartindo com eles o pão que nos mandares, através do trabalho honesto.
Ajuda-nos a buscar sempre o Pão vivo que desceu do céu, que é Jesus na Eucaristia. Amém.
sempre pego o pãozinho de santo antonio, para que nada falte, aos meus e aos outros também.
conheço, ou não, alguma coisa de franciscanos, por causa do meu bispo, Dom Fernando Fiquireido, que franciscano.
Gostei muito, diferente nem podia ser, do Site, que nos apresenta uma espiritualidade muito franciscana. Peço de Deus as melhores bênçãos para que muito bem possa fazer a quantos entrem em contacto com esta página. Um abraço e espero receber boas novidades.
Estou contente em poder visitar este site franciscano que nos fortalece como seguidor de Sao Francisco de Assis. Ordem Franciscana Secular Valongo Santos – SP – Odair Silva Ramos – Secretario – OFS 2008 – Paz e Bem!
Parabéns pelo site!! Ainda não deu pra ver tudo, mas
está muito bom! Cida.
Gostei muito deste artigo: primeiramente, porque, Santo Antônio é padroeiro de minha cidade e paroquia e também a catedral de mimha diocese é dedicada a ele e porque sou devoto dele e depois porque pensava que o 12 de junho é tido como dia dos namorados por ser este dia também dia de São Valentim e não sabia que relação existia entre São Valentim e o dia dos namorados.
Quanto ao motivo pelo qual Santo Antônio é considerado patrono dos namorados ou santo casamenteiro, o que sei é que se deve ao seguinte caso:
“Em Nápoles, havia uma moça muito bonita, cuja família não podia pagar o dote para ela se casar. Certa vez, a moça – ajoelhada aos pés da imagem de Santo Antônio – pediu com fé a ajuda do Santo que, milagrosamente, lhe entregou um bilhete e disse para entregá-lo a um determinado comerciante.
No bilhete, ele pedia ao comerciante que desse a ela moedas de prata equivalentes ao peso do papel. O comerciante não se importou, achando que o peso daquela folhinha era insignificante.
Mas, para sua surpresa, foram necessários 400 escudos da prata para que a balança atingisse o equilíbrio. Foi nesse momento que o comerciante se recordou que outrora havia prometido 400 escudos de prata ao Santo, e nunca havia cumprido a promessa. Santo Antônio, então, viera fazer a cobrança daquele modo maravilhoso.
A jovem moça pôde, assim, casar-se de acordo com o costume da época e, a partir daí, Santo Antônio recebeu – entre outras atribuíções – a de ” O Santo Casamenteiro”.”
Não tenho certeza, mas essa história parece encontrar-se na obra Vida e milagres de Santo Antônio do Pe. Fernando Tomás de Barro, cuja editora não sei.
Espero que tenham gostado da história.
Santo Antônio, rogai por nós!
**** Alex, Muito obrigada por sua contribuição. Conhecíamos um relato parecido com este.
Em todo o caso, ele ficará no site como sua contribuição. Um abraço. ****
Gostaria de fazer outro comentário.
Primeiro: Fiquei muito contente que a Katia e a equipe do site tenham gostado do meu anterior comentário e acrescentado ao artigo o caso que citei da vida de Santo Antônio. Segundo: Uma ressalva. Não sou de Portugual, país e nação querida, que juntamente com os índios, os negros e outros povos, contribuiu para formar a cultura brasileira, o Brasil. Sou do Brasil, Minas Gerais, Patos de Minas. E agora que os leitores do site sabem de onde sou, gostaria também de contar algumas coisas mais. Minha cidade surgiu em torno de uma capelinha dedicada a Santo Antônio, que, depois, deu lugar, a catedral da diocese, também dedicada a Santo Antônio. Em minha cidade também existe um convento de frades capuchinhos, da década de 1960 aproximadamente. PAZ E BEM a todos!
Estou indo para a Trezena de meu amigo de infância, Santo Antônio…Eu tinha dez anos de idade e fazia xixi na cama; pedi para Santo Antonio, conforme minha avó ensinou e imediatamente o problema acabou! Daí por diante ficamos muito amigos. Esse problema me fazia sofrer muito de vergonha…E foi instantâneo; pedido – resposta. Abraços.
PAZ DE DEUS PARA TODOS VOCÊS, MEUS IRMÃOS!
Caros Irmãos: Meu nome é Julio Cesar, moro nos EUA há mais de 20 anos e visito este site
pela primeira vez. Posso garantir que gostei muito do mesmo. Que o Nosso Senhor Jesus Cristo, com sua Santa Mãe, Nossa Senhora, abençoe
grandemente o trabalho e a disciplina de todos vocês – colaboradores do site. E que todos os seus familiares também gozem do Amor de Deus em suas vidas. Amém! JC Almeida.
Muito boa a informação a respeito do verdadeiro significado do dia dos namorados. É bom ver o ponto de vista católico, você entende que a falta de lógica é real e assustadora. Só vê quem Deus abrir os olhos, o resto fica sendo enganado.
Entrei no site para saber um pouco mais sobre a história deste santo tão popular e gostei muito. Santo Antonio, rogai por nós. Amém.
Eu achei esse artigo muito intessante sobre a vida do Santo Antônio (Santo Casamenteiro)
com certeza o pãozinho fica perfeito o ano todo….mas o que fazemos com o anterior??????????????????????obrigada ….Deus te abençõe
achei esse site bem interessante… pois apesar de tudo sou devota á Santo Antonio… meu padrinho.. quero mto trazer meu amor de volta pois perdi ele e agora nao sei como vou recupare-lo e apesar de tudo eu o amo mto e quero te-lo sempre aki pertinhu de mim….
eu achei interessante saber da história do padroeiro
oi
Achei muito legal falar de um santo que foi pristegiado por todos os que creim em nosso senhor jessus cristo….
Boa tarde;;;;;gosteimuito deste sat;;;gostaria que voces enviacealgum relize sobre festa junina;;escrusivo santo antonio edia dos namorados para que possocolocar em meus meios de comunicacao;sat http://www.acidadejornalerevista.com.br ejornal;revista;facoob
eu nunca tinha vido a linda historia dele
Achei muito legal falar de um santo que foi pristegiado por todos os que creim em nosso senhor jessus cristo….
Muito interessante a história das moedas de prata do comerciante, um bonito trabalho do blog parabéns!